O novo centro cirúrgico do Pronto-Socorro de Várzea Grande já realizou nos últimos dois últimos meses, mais de 300 cirurgias ortopédicas, entre aquelas que estavam na fila de espera e também urgência e emergência. Ao todo, estão sendo realizados 40 procedimentos por semana.
Em entrevista ao , na tarde desta quinta-feira (22.07), o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, contou que a expectativa é que nos próximos 45 a 60 dias as 128 cirurgias eletivas que ainda estão na fila de espera sejam realizadas, e assim não terão mais pessoas nos corredores do PS/VG.
Gonçalo explicou ainda, que a ação só foi possível após a transferência da Maternidade “Rede Cegonha” para o Hospital São Lucas. “Conseguimos então adequar e transformar o espaço em enfermarias para atender os traumas que chegam à unidade de saúde. Também foram adaptados 20 leitos que eram Bloco C - Ala Covid-19”.
Leia também - Kalil entrega fardamento e comandante diz que prefeito está reconhecendo trabalho da GM/VG
Leia mais - Cirurgias eletivas são retomadas no PS/VG; Saúde Municipal espera zerar fila em setembro
O Secretário ressaltou que devido ao mutirão de cirurgias, a Secretaria contratou mais cinco ortopedistas e sete anestesistas, sendo que dois foram remanejados para a Maternidade “Rede Cegonha”.
Barros concluiu que a meta agora é zerar as filas e continuar atendendo as demandas espontâneas que surgem diariamente, em consequência de acidentes de trânsito e domésticos. Lembrando que 40% dos atendimentos de traumas no PS/VG são pacientes de outros municípios, finalizou Gonçalo Barros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).