15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 18 de Abril de 2020, 08:39 - A | A

Sábado, 18 de Abril de 2020, 08h:39 - A | A

LEITOS UTI

PS/VG deve contar com plano "C" nos próximos dias devido a pandemia do Covid-19

Gislaine Morais/VG Notícias

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes afirmou ao oticias que o Comitê de Enfrentamento está com a “mão no pulso” das pessoas, e por isso, a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) não tem aumentado no município, “pelo contrário, dos setes infectados, três já foram curados”, destacou.

Ele ressaltou que apesar da Secretaria de Saúde do Estado ter colocado que Várzea Grande estava com transmissão comunitária,  todos os casos confirmados do Covid-19, estão sendo monitorados e até mesmo já foram detectados a procedência da transmissão.

“Temos o controle, pois após passar pela Unidade de Saúde o paciente começa a ser monitorado. Então enquanto tivermos essa mão no pulso das pessoas a gente consegue acompanhar os estágios da epidemia, e só vai sair do controle quando não souber quem transmitiu para quem o vírus”, avaliou o secretário.

No entanto, ele explica se aparecer algum caso que fuja do controle do Comitê, e também acontecer dos hospitais referências para atendimento do Covid-19 ficarem lotado,  a Prefeitura conta com um plano “C”, que ficará pronto até dia 30 de abril. 

“O plano ‘C’ consiste em uma ala no Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, que conta com 12 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 18 leitos de retaguarda, para atender os casos confirmados e graves do coronavírus”, declarou o secretário.

Diógenes ainda destacou que os hospitais Santa Casa, Hospital e Pronto-socorro de Cuiabá (antigo) e Hospital Metropolitano, localizados em Cuiabá e Várzea Grande, são os locais dedicados para atendimento de casos graves de coronavírus. 

“O Hospital Metropolitano de Várzea Grande vai contar com 40 leitos de UTI e mais de 200 enfermarias voltadas exclusivamente para atender os casos graves de coronavírus. Desde a última segunda (13) a Unidade começou a atender com 10 leitos de UTI e 58 leitos de enfermaria”, afirmou Marcondes.

Quanto ao atendimento que está sendo feito nas Unidades de Saúde do município, o secretário destacou que todos os pacientes que chegam às Unidades com algum sintoma leve, é orientado a permanecer na residência, porém, esse paciente é monitorado pela Vigilância Sanitária, que entra em contato a cada 48 horas para verificar a evolução ou não dos sintomas.

Ainda segundo ele, pacientes que tiverem sintomas agravados devem retornar a Unidade de Saúde, onde ficará internado até ser feita a regulação, aí sim será encaminhado para um Hospital referência no caso.

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760