18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021, 09:55 - A | A

Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021, 09h:55 - A | A

Boa notícia

Pronto-Socorro de VG é habilitado para fazer residência médica; clínica médica e cirurgia geral

Atualmente, em apenas 253 cidades do Brasil existem ofertas de vagas para médicos residentes

Adriana Assunção/VGN

Foto: Secom/VG

PS-Kalil

Hospital Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG)

 

 

O Hospital Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) está credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação para dois programas de Residência Médica (RM): clínica médica e cirurgia geral.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) destacou ser “uma grande notícia” a entrada da unidade hospitalar para o rol de instituições aptas a realizar residência médica.

Atualmente, em apenas 253 cidades do Brasil existem ofertas de vagas para médicos residentes, que após este período se tornam médicos especialistas

“Atualmente no Brasil são apenas 809 instituições credenciadas pelo Ministério da Educação para ofertar vagas de Residência Médica em apenas 5%, 253 cidades ofertam vagas e Várzea Grande passou a fazer parte deste seleto grupo que acompanha 53.776 médicos residentes, sendo anualmente 7 mil vagas são disponibilizadas entre novas e de profissionais médicos que completaram sua carga horária”, destacou o prefeito Kalil Baracat.

Leia também: Vereadores polemizam nomenclatura “Praça da Bíblia” em Cuiabá

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, afirmou que o credenciamento ainda provisório já evidencia o avanço e a qualidade da Saúde Pública Municipal, que se consolida como referência em atendimento.

“O prefeito Kalil Baracat tem reiteradamente nos cobrado que a Saúde Pública de Várzea Grande seja referência nos atendimentos que ela oferta para as pessoas, independente de residirem ou não na cidade, pois cerca de 40% a 52% dos atendimentos prestados anualmente, são de pessoas de outras cidades, Estados e até mesmo países vizinhos ao Brasil e com quem Mato Grosso faz fronteira”, declarou Gonçalo Barros.

A boa notícia também foi comemorada pelo Dr. Glen Arruda, atual coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande: “É simplesmente uma decisão fantástica.” Ele nos últimos três anos esteve mensalmente se especializando fora de Mato Grosso, para permitir que Várzea Grande desse um grande passo em prol do SUS – Sistema Único de Saúde.

Para o Diretor Superintendente do Pronto-Socorro de Várzea Grande, Ney Provenzano, a Residência Médica é uma das etapas vencidas pela Administração Municipal que coroa todo um processo de crescimento e de investimentos visando melhorar o atendimento médico: “A Saúde Pública conquista a cada dia novas vitórias e demonstra isto em números de atendimentos realizados e especializações, tanto que conseguimos enfrentar a pandemia da Covid 19”, exaltou.

(Com informações Secom/VG)

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760