Funcionários do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande (HPSM-VG), participaram na última terça-feira (11.06) de um curso de capacitação para melhorias no atendimento às vítimas de abusos sexuais. O treinamento é ofertado pelo Serviço de Atendimento Especializado e centro de Testagem e Aconselhamento de Várzea Grande (SAE/VG), em parceria com a equipe da Educação Permanente implantada dentro da unidade hospitalar.
A capacitação não está sendo somente para funcionários que exercem função diretamente relacionada à saúde. Cerca de 30 servidores receberam o treinamento, entre eles gerentes, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, recepcionistas, além de representantes de outros setores do hospital.
Durante o curso foram apresentadas propostas elaboradas pelo Ministério da Saúde que já estão sendo executadas em Várzea Grande pelo Núcleo de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual, bem como orientações de como proceder, atender e acolher essas vítimas.
Além do atendimento ambulatorial, será ofertado à vítima atendimento psicológico e social. O paciente será atendido por uma equipe multiprofissional, seguindo um fluxograma rápido e absoluto. Após avaliação médica com especialistas de acordo com a necessidade, serão realizados exames laboratoriais e oferecido profilaxias para DST/HIV, hepatite B e anticoncepção emergencial. O seguimento é realizado no ambulatório, por uma equipe composta por profissionais de várias áreas da saúde, tais como infectologista, ginecologista, proctologista, enfermeira, assistente social e psicóloga. O tratamento terá duração mínima de seis meses. Com informações da Secom/VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).