Os professores da rede estadual realizam nesta sexta-feira (31.01) um grande ato público de protesto, em frente a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para cobrar do Governo do Estado, o salário de janeiro que não será pago aos professores interinos e outras reivindicações.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Henrique Lopes, o protesto é uma forma de a categoria denunciar o descaso e o descompromisso do Estado com a Educação.
“Esse ato ocorre porque o Governo do Estado não vem mostrando nenhum respeito com a categoria e a sociedade precisa saber disso. Com atos como este que categoria tem a chance de denunciar este descaso do Estado” declarou Henrique.
Segundo ele, o ato irá iniciar às 14 horas em frente da Seduc, depois os profissionais irão realizar uma caminhada (protestando) no Centro Político Administrativo.
Após o ato, a categoria irá aguardar nos próximos dias, o decorrer das negociações do Estado com o Sintep, sobre o pagamento do salário dos interinos e também o cumprimento de alguns acordos por parte da Seduc firmado com a classe no fim de outubro.
A questão dos contratos dos profissionais interinos encontra-se em um “impasse” entre a categoria e o Governo do Estado, já que a secretária estadual de Educação, Rosa Neide Sandes, garantiu que o Estado só irá renovar os contratos dos interinos a partir do dia 3 de fevereiro, ou seja, dos dias 06 até 02 de fevereiro (período de reposição de aulas) o Governo não irá pagar o salário destes profissionais.
Sobre a questão, o presidente do Sintep disse que a categoria já ingressou com uma ação na justiça de Mato Grosso cobrando a questão salarial, e aguarda uma decisão para saber quais medidas devem adotar, não descartando a possibilidade de uma nova greve.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).