Os professores da rede estadual realizam nesta quinta-feira (23.01) alguns atos de protestos em todo o Estado para cobrar o salário de janeiro que não será pago aos professores interinos e outras reivindicações.
Os atos fazem parte do cronograma de manifestações dos profissionais da educação aprovado durante a última assembleia geral realizada na segunda-feira (13.01).
Em Várzea Grande, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Várzea Grande (Sintep/VG), irá realizar a partir das 08 da manhã panfletagem no centro da cidade. O sindicato também promoverá um grande plantão jurídico para orientar e colher documentos dos professores e demais funcionários interinos da rede estadual de Educação.
De acordo com o Sindicato, o ato visa promover uma Ação Popular em conjunto com o Ministério Público contra o Estado com o objetivo de cobrar judicialmente o pagamento do salário de janeiro. A ação é uma forma da categoria “pressionar” o Governo a voltar a negociar a reativação dos contratos dos profissionais temporários ainda no mês de janeiro - e assim fazer com que eles recebam o salário.
A questão dos contratos dos profissionais interinos encontra-se em um “impasse” entre a categoria e o Governo do Estado, já que ontem (21.01) a secretária estadual de Educação, Rosa Neide Sandes, garantiu que o Estado só irá renovar os contratar dos interinos a partir do dia 3 de fevereiro, ou seja, dos dias 06 até 02 de fevereiro (período de reposição de aulas) o Governo não irá pagar o salário destes profissionais.
No próximo dia 31 a categoria pretende realizar um grande ato público em frente da sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) cobrando a solução do problema e também uma lista de outras reivindicações, entre elas a não concessão das licenças prêmios devidamente programadas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).