Professores da rede de ensino do Estado decidiram nesta segunda-feira (26.08), em assembleia geral, em permanecer em greve por tempo indeterminado. A categoria paralisou as atividades há duas semanas.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, apresentou nesta segunda, à categoria, um documento onde garante que iniciará no mês de setembro o chamamento dos demais aprovados do concurso público realizado em 2010. Mas os primeiros a serem chamados em setembro e outubro serão os técnicos, já os professores somente em novembro.
Referente ao reajuste salarial para a categoria, Ságuas apresentou um requerimento informando que um grupo de estudo irá avaliar a possibilidade de conceder o aumento salarial - e deve apresentar até 30 de setembro uma proposta.
No entanto, os profissionais entenderam que as propostas não demonstram nenhum avanço na negociação sobre a pauta de reivindicação - e decidiram continuar com a greve por tempo indeterminado.
Vale lembrar que o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), declarou que não irá negociar com a categoria, caso eles continuem em greve, e garantiu que assim que eles retornarem às aulas, as negociações serão retomadas para entrarem em acordo.
Os professores da rede estadual iniciaram a paralisação no último dia 12. A reivindicação da categoria é de 10,41% de reajuste salarial, imediata realização de concurso público, chamamento dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação nos recursos devidos na área.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).