26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 15 de Outubro de 2022, 09:00 - A | A

Sábado, 15 de Outubro de 2022, 09h:00 - A | A

Dia do Professor:

Professores apontam como desafios: interagir com tecnologias e envolver a família na aprendizagem

A data, comemorada praticamente as vésperas de uma eleição presidencial, chama atenção para uma reflexão aos desafios da Educação

Adriana Assunção/VGN

Envolver a família na aprendizagem, resgatar o ensino no pós-pandemia e se adequar as novas tecnologias, esses foram os principais desafios apontados pelos professores para lembrar o “Dia do Professor”, comemorado neste sábado, 15 de outubro.

A data, comemorada praticamente as vésperas de uma eleição presidencial, chama atenção para uma reflexão aos desafios da Educação.

Como docente, Álvaro Marinho disse que procura se construir diuturnamente para desenvolver com maestria essa missão. Ele contou que depois de muito parafrasear o filosofo e doutor em Educação Mário Sérgio Cortella, chegou à conclusão que, na prática, ‘só é bom ensinante quem é bom aprendente’. 

Contudo, neste exercício de ouvir, avaliou que a Educação precisa evoluir constantemente e prestar mais atenção a dinâmica de movimentação dos espaços, ao material didático e à leitura, para não perder a ligação com o mundo e deixar de interagir. 

É preciso mente moderna, e mente moderna se faz com formação, preparação com eficiência

“Penso que o desafio da Educação neste tempo é procurar evoluir constantemente para, pelo menos, acompanhar as necessidades de demandas da sociedade. A Educação precisa prestar mais atenção a dinâmica de movimentação dos espaços, ao material didático e à leitura como um todo, para não perder a ligação com o mundo, deixar de interagir. Não adianta termos a disposição tecnologia se não sabemos, ou não temos condições de adequar de fato a tecnologia às necessidades, especialmente quando ela se faz necessária”, opinou o professor.

Leia também: Hospitais filantrópicos de Cuiabá expõem falta de repasse em audiência pública

Entre as necessidades, o professor de Rádio Jornalismo, Álvaro Marinho, aponta que a Educação precisa de investimento: “De gás, de oxigênio, de vontade e decisão política para fazer o que lhe compete: ensinar. É o desafio”, declarou Álvaro Marinho.

A diretora da EMEB Emanuel Benedito de Arruda, Joziane Maria da Silva, apontou como maior desafio para a educação, resgatar o processo ensino aprendizagem e o envolvimento da família no processo. “O maior desafio para a educação no momento pós-pandemia é resgatar o processo ensino aprendizagem e para os profissionais é envolver a família nesse processo.”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760