01 de Janeiro de 2025
01 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 15 de Outubro de 2023, 14:48 - A | A

Domingo, 15 de Outubro de 2023, 14h:48 - A | A

Dia do Professor

Professoras de VG relatam experiência incrível que é estar dentro de uma sala de aula

Educadoras há mais 20 anos, Laura, Eva e Marli, ambas colecionam conhecimentos e histórias incríveis

Gislaine Morais/VGN

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado neste domingo (15/10), o conversou com três  educadoras da Rede Municipal de Várzea Grande, as quais demonstraram um profundo comprometimento com o ensino e o impacto positivo que ele tem na vida de seus alunos.

Educadoras há mais 20 anos, Laura, Eva e Marli, colecionam conhecimentos e histórias dentro de uma sala de aula. As profissionais compartilham da mesma opinião se tratando no valor do ensinamento de um professor para com seus alunos.

Eva e Paulo Vieira Santo contou que gosta de ensinar, motivo maior que a levou a escolher a docência, pois acredita no poder da leitura como elemento construtor da inteligência. “Amo minha profissão e acredito que a educação é a única forma de revolução possível e adequada: uma revolução pela inteligência, e não pelas armas”.

Para Eva, as principais qualidades necessárias para os professores, é ser um profissional que acolhe e aceita as diferenças, que esteja sempre em busca de capacitação e aperfeiçoamento. E que seja mediador e facilitador frente às necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada um.

Para Marli de Jesus Arruda da Silva, um dos momentos mais marcantes da carreira, ocorreu em 2003, quando se deparou com um aluno que se recusava a desenvolver qualquer atividade em sala. Mas segundo ela, depois de uma conversa acolhedora, choros e com um abraço no final, a professora conseguiu fazer com que aquele aluno se interessasse pelos estudos, e a surpreendesse no final do ano com um cartão entre desenhos e palavras, o agradecimento com um - “professora eu te amo”.

“Esse aluno me mostrou que precisamos enxergar para além do que os nossos olhos humanos podiam ver. E a partir dessa experiência eu entendi que eu podia fazer a diferença na vida dos meus alunos”, avaliou a educadora.

Marli relatou ainda ao que sempre procurou mostrar a importância do alfabetizado e letrado, ou seja, ler e escrever, pois segundo ela, é diante desse aprendizado que o ser humano convive com autonomia na sociedade.

“Na minha rotina em sala de aula, sempre imperou o diálogo e a qualidade das informações que eles precisavam para aprender. Eu amo ser professora. Me traz prazer saber que posso fazer a diferença na vida das nossas crianças. Aprendemos tanto como medianos o aprendizado. E não importa a função que o professor desempenha na educação, seja na sala de aula, na coordenação, de uma rede de ensino ou como diretora, somos antes de tudo, professores, que precisam ter amor e a humildade para entender que aprendemos e ensinamos a todo tempo”, ponderou Silva.

Emocionada, Laura Cecília de Toledo Barros, 44 anos, lembrou o quanto os pais incentivaram ela a estudar. Caçula, com irmãos que deixaram os estudos no ensino médio, Laura retribuiu aos pais, com dedicação, esforço e amor a cada turma de alunos que ela conseguiu atribuir.

“Tenho certeza que é a profissão que mais contribui para o bem da humanidade, pois o conhecimento encoraja, precisamos encorajar nossos estudantes para um mundo melhor e igualitário de justiça social. A Educação é a promotora desse saber que transforma a sociedade. Ensinar e aprender está no meu coração, no meu sangue, sou defensora dos direitos de aprendizagens e do desenvolvimento integral de nossos estudantes. Como disse o patrono da Educação Paulo Freire ‘Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente’”.

Sempre antenada as atualizações do dia a dia, Laura destacou que o cotidiano de uma professora é de muito estudo, pesquisa, planejamento, e reflexões sobre a prática pedagógica. “Precisamos estar sempre atualizadas e empenhadas em planejar pensando nas necessidades individuais de aprendizagens e superações de dificuldades de nossos estudantes”, declarou Barros.

Eva finalizou agradecendo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio do prefeito Kalil Baracat e do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

“Pensando nas rápidas transformações que a educação tem passado nos últimos anos, chegamos a conclusão que melhorou muito em todas as instâncias da educação municipal de Várzea Grande, grandes investimentos que o prefeito Kalil tem realizado, juntamente com o secretário Fidelis”.

A educadora citou, ainda, que a Prefeitura mostra que o trabalho desenvolvido nos últimos anos no que se refere aos avanços na sala de aula têm tido um peso decisivo para a evolução dos indicadores pedagógicos.

Segundo ela, as reformas e a construção de novas escolas, fazem parte do Planejamento Estratégico, visando, garantir melhores condições de trabalho aos professores da rede municipal, compreendendo que a introdução de melhores sistemas de responsabilidade para as escolas e professores são elementos importantes na melhoria da educação.

Além da melhoria dos espaços físicos, há outras ações e iniciativas do Município voltadas aos docentes, tais como: material didático, equipamentos tecnológicos, parquinhos, etc.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760