Após três horas de audiência pública, pais, alunos e moradores aprovaram na noite dessa quinta-feira (21.01), a transformação da Escola Estadual Nadir de Oliveira, localizada no Bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, em Escola Estadual Militar Tiradentes. Dois representantes de cada segmento, professores, pais, alunos, comunidade, lideranças, entre outros, tiveram espaço para se posicionarem contra e a favor.
Em entrevista ao oticias, o coronel André Avelino Neto, diretor da Deip (Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa), contou que a Polícia Militar, por meio de sua Diretoria e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dará início ao processo de transição para o ensino militar, ainda este ano.
Lembrando que a transformação dará início após ser oficializada por meio de decreto, aprovado pelo governador Mauro Mendes (DEM).
Questionado como seria o processo de matrícula e quantos alunos estavam previstos, Neto disse que este ano a matrícula foi realizada pelo sistema web da Seduc, no entanto, explicou que para o ano letivo de 2022, os novos alunos deverão fazer o teste seletivo como todas as demais escolas militares Tiradentes.
Conforme ele, atualmente estão matriculados na Escola Nadir de Oliveira 602 alunos, que automaticamente passarão para a Escola Militar após a transição. No entanto, ele ressaltou que os alunos têm o livre arbítrio para decidir se permanecem ou não na escola.
Segundo ele, é passado para os pais, responsáveis e alunos, um termo de compromisso de permanência ou não na escola. Assim como eles terão conhecimento das normas e regras disciplinares da unidade. Os alunos devem seguir rigorosamente o uso de uniforme militar e corte de cabelo. Assim como é proibido o uso de adereços, como brincos espalhafatosos, entre outras normas.
Conforme as regras de ensino, a pedagogia será a mesma de uma escola estadual, sendo uma gestão compartilhada com a Seduc. O que muda, é a entrada de um policial militar no cargo de diretor da escola, assim como também é introduzida no cronograma da instituição a coordenadoria pedagógica militar. “Ele já foi escolhido, mas ainda não foi publicado”, disse o coronel.
Essa será a primeira escola militar de Várzea Grande e a segunda da região metropolitana. Em Cuiabá está instalada a mais antiga unidade de ensino público militar. A Escola Tiradentes cuiabana existe há 35 anos e atualmente tem cerca de 1.200 alunos matriculados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).