A primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, compartilhou em entrevista ao , nessa sexta-feira (1º.12), seus esforços para impulsionar causas femininas na cidade. Ela destacou o crescimento do Projeto 'Elas Empreendem' e da iniciativa impactante da "Casa de Sarita no seu Bairro".
Kika afirmou que o atendimento da ‘Casa de Sarita’ nos bairros, está em fase de ajustes, sendo realizado neste ano dois projetos pilotos, sendo uma no bairro São Mateus e outra na próxima quinta-feira (07.12) na Escola Rita Auxiliadora, região do grande Mapim.
Ao falar sobre a expansão da "Casa de Sarita" para bairros, Kika revelou projetos pilotos ajustados para compreender as necessidades locais, enfatizando a importância de abordar questões como gravidez na adolescência. Sua abordagem visa mapear as demandas específicas de cada região e oferecer apoio, informação e reconstrução.
"Em diferentes regiões, a Casa Sarita enfrenta demandas que incluem um preocupante índice de violência doméstica. Estamos realizando esse mapeamento para garantir uma abordagem efetiva, visando apoiar as mulheres, oferecer auxílio e, acima de tudo, proporcionar informações precisas. Queremos orientar sobre como as mulheres podem receber ajuda, onde buscar apoio e enfatizar a viabilidade de empreender, conquistar autonomia financeira e se reconstruir."
A visão de Kika Dorilêo vai além, conectando-se a outras regiões e atraindo a atenção de outros gestores, a exemplo da primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro, que planeja replicar o sucesso da "Casa de Sarita" em seu município. "Nestas duas edições, encerraremos o projeto, buscando compreender as necessidades. Utilizaremos as instalações municipais, inicialmente nas escolas, para levar um fragmento da Casa de Sarita e oferecer suporte a essas mulheres. Estamos empenhados em mapear as necessidades específicas de cada região; por exemplo, identificamos casos de gravidez na adolescência. Nesse sentido, planejo estruturar uma conversa, uma palestra, e trazer profissionais de saúde para conscientizar e abordar essa questão", ressaltou.
Além disso, o Projeto 'Elas Empreendem' tem planos ambiciosos para 2024, conforme a orientação do prefeito Kalil Baracat. Kika destacou que as oficinas não são apenas para conhecimento, mas também oportunidades para mulheres trocarem experiências, fortalecendo laços e promovendo superação.
"Projeto Elas Empreendem é outra iniciativa prevista para expansão em 2024, conforme diretrizes do prefeito Kalil Baracat. O objetivo é alcançar mais bairros, levando as oficinas, que não são apenas para adquirir conhecimento e promover a autonomia financeira feminina, mas são também oportunidades para mulheres se reunirem em rodas, compartilhando experiências entre si."
A inspiração por trás dessas iniciativas surge da experiência de Kika como promotora de Justiça. Ela destacou a necessidade de ações intersetoriais no combate à violência doméstica, reunindo saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social. A "Casa de Sarita" é o reflexo concreto desse compromisso com políticas públicas integradas.
Leia mais - Projeto "Elas Empreendem" impacta positivamente a vida de 800 mulheres em Várzea Grande
Casa de Sarita acolhe mais de mil mulheres em seis meses
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).