25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 10:07 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 10h:07 - A | A

Para evitar sanção

Presidente do TJ/MT tem 48 horas para enviar ao CNJ planilhas com salários de juízes

Lucione Nazareth/ VG Notícias

STF

 

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, cobrou nessa segunda-feira (04.12) o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), Rui Ramos, o cumprimento da determinação para o envio ao CNJ dos dados referentes à remuneração dos juízes e desembargadores do Estado.

“Eu entreguei a todos uma planilha no dia 20 de outubro. Até hoje, dia 4 de dezembro, não recebi as informações de novembro e dezembro. Espero que em 48 horas se cumpra essa determinação do CNJ para que eu não tenha que acioná-los oficialmente”, disse durante reunião com os presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, na sede do STF.

Segundo a ministra, a demora na entrega das informações pode passar para a sociedade a impressão de que os Tribunais de Justiça estão agindo de “má-vontade”. “Quero terminar o ano mostrando para a sociedade que não temos nada para esconder”, afirmou.

De acordo com o CNJ, dos 27 Tribunais de Jutiça Estaduais, apenas sete encaminharam a planilha solicitada, ou seja, além do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, faltam ainda 19 Tribunais enviarem as informações solicitadas.

A ministra disse que está “horrorizada” com o Portal Transparência de alguns Tribunais de Justiça. “Tem Tribunal dificultando e isso não pode acontecer”, enfatizou.

Conforme o CNJ, além do TJ/MT, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Tribunal Regional de Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) – responsável por processos federais relacionados a Mato Grosso -, também não enviaram dados referentes à remuneração dos seus magistrados.

Vale lembrar, que o Conselho Nacional de Justiça divulgou em setembro deste ano um balanço no qual informou que a despesa média do Poder Público com um magistrado no Brasil é de R$ 47,7 mil por mês.

Em nível de Mato Grosso, o CNJ apontou que juízes e desembargadores do Estado receberam R$ 47, 658 mil por mês em 2016. 

Outro Lado - A assessoria do TJ/MT informou ao oticias que irá enviar uma nota se pronunciando sobre o fato, porém, até o fechamento da matéria não ocorreu resposta.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760