O diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Carlos Alberto Simões de Arruda reclamou durante 7ª reunião ordinária do Conselho da Cidade de Várzea Grande – CONCIDADE da segurança pública no município, referindo-se aos furtos de água e cabos que geram prejuízos aos várzea-grandenses.
Em tom de desabafo, Carlos Alberto – que é conselheiro - ressaltou a importância de convocar a Polícia Civil e a Politec para darem apoio ao município, no intuito de ajudar o DAE a mostrar para o cidadão que a Instituição está agindo de forma firme e justa para com aqueles que pagam e recebem água tratada em detrimento daqueles que não pagam pelo seu consumo.
Ele foi interrompido pela conselheira Rosana de Arruda, que sugeriu que haja um reforço junto ao posto da Guarda Municipal, para oferecerem maior segurança, tanto ao patrimônio público como aos usuários que trafegam por aquele espaço.
Sobre a reclamação, o Conselho enviou ofício à Secretaria Municipal de Defesa Social e à Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Leia mais: Bandidos armados roubam cabeamento da rede elétrica do DAE e deixa 66 bairros sem água
Já em relação ao combate a clandestinidade, Carlos Alberto informou uma das ações. Segundo ele, com investimento em tecnologia foi realizado um mapeamento para levantamento de todas as ligações por imóveis do município, onde os dados serão interligados aos novos sistemas gerenciais GEOSAN e GSAN do DAE, cujas ferramentas irão subsidiar a Autarquia nas tomadas de decisões em tempo real.
Leia mais: Em VG, furtos de água e cabos geram prejuízo de mais de R$ 60 mil
“O projeto de implantação do sistema GeosanWeb não só trará benefícios ao Município como será um avanço na plataforma do Departamento DAE, como, por exemplo: o posicionamento geográfico da matrícula dentro do imóvel; a visualização das principais informações como endereço e posicionamento da ligação de água e ramais e, especialmente, a busca ativa do cliente por meio do sistema IG-WEB, para melhor funcionalidade do atendimento e, sobretudo, da atualização cadastral. Todo o controle será exercido por meio das imagens disponibilizadas via satélite, cuja base de dados irá facilitar enormemente nas tomadas de decisão da Autarquia DAE”, explicou.
Ainda, segundo Carlos Alberto, também que já foi concluída a atualização de todas as rotas do DAE, por meio do Software “AutoCad” (sistema usado para desenhos em 3D), possibilitando o mapeamento de todas as rotas com maior visibilidade, gestão e monitoramento. “Esta tecnologia irá melhorar e facilitar em muito o atendimento da Autarquia para população”, garantiu.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).