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Cidades Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 16:28 - A | A

Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 16h:28 - A | A

Cuiabá

Presidente de ONG acusa funcionários do Atacadão de agressão e maus-tratos a animais

Segundo a empresa, não foram identificadas nas imagens de monitoramento, as agressões mencionadas a cliente e nem ao animal

Adriana Assunção/VGN

A presidente do Sindipatas a ONG Vanessa Protetora, a advogada Vanessa Pinho registrou um Boletim de Ocorrências por maus-tratos a animais e agressão supostamente praticados por funcionários do supermercado Atacadão no bairro Porto, em Cuiabá.

Vanessa relatou que foi agredida quando tentou defender um cachorro no estacionamento do estabelecimento. Segundo ela, o gerente segurou seu punho tentando pegar seu celular e colocá-la para fora. O fato aconteceu na noite dessa quinta-feira (13.07) por volta das 20h15. 

Consta do relato e em vídeos gravados por Vanessa, que os seguranças estavam agredindo um cachorro com um pau.

“Eu estava saindo do Atacadão Porto, tenho deficiência física, então paro o meu carro em vaga especial, estava colocando as compras no meu carro e quando virei na direção da entrada do Atacadão, o funcionário estava com um pedaço de cabo de vassoura batendo no cachorro. Na hora gritei falando um palavrão, ele levantou o pau me ameaçando. Ele entrou e ficou me olhando pelo vidro da loja, e o cachorro tentando entrar. Nisso vieram mais dois funcionários com uniforme do Atacadão tocando o cachorro que ameaçou avançar e eles correram atrás do cachorro com o pedaço de pau na mão, então gritei novamente”, relatou Vanessa.

Após seus gritos em defesa do cão, um dos funcionários chamou outro homem que também estava uniformizado, mas de cor diferente. Segundo ela, um deles ficou apontando em sua direção. Ela avalia a ação como uma tentativa de intimidação.

“Eu terminei de colocar a compra dentro do carro, já estava muito zangada nessa hora, fechei a porta e entrei na loja e pedi para falar com o gerente, foi quando mostrei o funcionário e disse que ele estava com um pedaço de pau batendo no cachorro, pois se o cachorro não pode entrar aqui, carregue ele para fora e tranque o portão, mas bater não dá. Então, ele me disse que não pode colocar a mão no cachorro e disse não querer saber da história negando que o funcionário estivesse com o pedaço de pau nas mãos. Eu tentei filmar toda a ação, mas o gerente segurou o meu punho tentando pegar meu celular e me colocou para fora”, relatou Vanessa.

REPERCUSSÃO

O vereador Sargento Vidal (MDB) cobrou providências e manifestou apoio a advogada e a causa animal.

“A Dra Vanessa foi hostilizada e agredida por defender um cão. Isso me deixou bastante preocupado porque um caso igual esse, muito mais grave, claro, aconteceu em Brasília aonde um cão foi agredido e morto por um segurança de supermercado da Carrefour que é da mesma rede a qual pertence o Atacadão, já pensou se um caso daquela gravidade se repete em Cuiabá? Aí é triste, não é isso que queremos, então conversei com a Dra Vanessa que confeccionou um Boletim de Ocorrências sobre a maneira como ela foi tratada e hostilizada”, pontuou.

O protetor da causa animal, Marlon Figueiredo afirmou em suas redes sociais que conversou com a gerente Rosemere, responsável pela causa animal na rede Carrefour em São Paulo. Segundo ele, a gerente informou que estão empenhados em busca pelas imagens que evidenciam as agressões, as quais ainda não foram identificadas, assim como a agressão sofrida pela Dra. Vanessa Pinho. “Fiquei impressionado com o comprometimento da rede Carrefour em se tornar uma parceira da causa animal no Estado de Mato Grosso. Eles estão dispostos a contribuir com doações e a realizar feiras de adoção de animais. Acredito que não devemos apenas atacar, mas também buscar soluções e parcerias em prol dessa causa tão importante”, escreveu.

Outro lado – O entrou em contato com a assessoria do Atacadão, Grupo Carrefour, que estará emitindo uma nota oficial. O espaço segue aberto para manifestação.

Atualizada- A Rede nega as acusações de agressão. Foram analisadas imagens do sistema de monitoramento da loja nas quais não foram identificadas as agressões mencionadas a cliente e nem ao animal. Os vídeos estão à disposição das autoridades.

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