O Seminário Estadual da Educação Infantil, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), intitulado "Percursos e Práticas para uma Educação inclusiva", que começou hoje (03) e vai até amanhã (04), no Hotel Fazenda Mato Grosso.
O evento visa promover debates e trocas de experiências educacionais voltadas para os direitos de acesso, permanência e aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista em diversos espaços educativos.
Presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação de Mato Grosso (UNDIME/MT) e secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, em entrevista ao , ressaltou a importância das palestras sobre o tema, destacando a presença de técnicos e secretários dos 141 municípios do Estado.
Fidelis enfatizou que a inclusão de crianças com TEA é um dever e um direito, e a troca de experiências no seminário contribui para fortalecer o papel da escola, da gestão, da família, dos especialistas, dos professores, dos funcionários e dos profissionais de apoio no processo de inclusão escolar.
Silvio Fidelis destacou o Centro João Ribeiro, em Várzea Grande, como referência no atendimento a crianças com TEA, além de parcerias com a Equoterapia. Ele expressou sua esperança de que o seminário auxilie os municípios que necessitam de orientação e apoio para melhorar as condições das atividades voltadas para a inclusão.
A UNDIME/MT conta com 135 municípios filiados, e o presidente ressaltou a importância de discutir a inclusão dos alunos no pós-pandemia. Ele mencionou a presença de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e outros profissionais no evento, que oferecem suporte e orientação para que os profissionais possam desempenhar um trabalho ainda melhor com as crianças.
O seminário também contou com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o secretário de Estado, Alan Porto, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, profissionais da MIEIB, bem como Vilmar da Undime Nacional.
O evento reforça a necessidade de promover uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças, garantindo que os direitos de acesso e aprendizagem sejam assegurados, independentemente de suas condições individuais, especialmente no contexto pós-pandemia.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).