O coordenador da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cláudio José, esclareceu nesta quarta-feira (08.02) ao , as dúvidas da população com relação à documentação necessária para realizar o cadastro no passe livre estudantil.
Segundo ele, é preciso que os pais e responsáveis apresentem no mutirão de cadastramento, que inicia nesta quinta-feira (09.02), no Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos [popular Fiotão], documentos de identificação do filho ou da filha, assim como do responsável; comprovante de matrícula; e comprovante de residência.
Conforme o coordenador, as declarações solicitadas pela Prefeitura, como, por exemplo, possuir renda familiar inferior a 10 salários mínimos e não ser proprietário de veículo automotor, serão feitas por um formulário fornecido no momento do cadastro, para ser preenchido pelos pais ou responsáveis.
“No mutirão, é necessário levar os documentos de identificação; comprovante de residência e também comprovante da matrícula do aluno na escola. Durante o ato, o responsável terá que assinar alguns formulários, caso concordem, sairão do local com o cartão de passe livre estudantil”, afirmou Claudio.
A Prefeitura realizará um mutirão para o cadastro dos alunos, que começa amanhã, dia 9, e vai até o dia 19, no Ginásio do Fiotão, em Várzea Grande.
Leia matéria relacionada - Passe livre: Prefeitura de VG e MTU organizam mutirão para cadastrar estudantes no Fiotão
Segundo Cláudio José, os cartões poderão ser utilizados a partir do primeiro dia de março. Ele explica que o aluno irá receber duas passagens por dia para ida e volta da escola, e o cartão será recarregado no ônibus, no momento que o aluno for para a unidade escolar.
“O crédito no cartão será colocado a partir do dia 1º de março. O aluno irá receber duas passagens para usar no dia, e o procedimento da recarga será feito dentro do próprio ônibus”, explicou.
Ainda segundo o coordenador, a Prefeitura checará todos os meses, com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), a frequência dos alunos na escola. Conforme ele, o diretor da unidade escolar emitirá uma relação com a presença de todos os alunos cadastrados com o passe livre, caso a frequência do estudante seja baixa, ele perderá o direito da passagem gratuita.
“Todos os meses até o dia 20, os diretores das unidades escolares serão responsáveis para enviar um relatório para a MTU, com a relação de presença de cada aluno cadastrado no passe livre, porque nós sabemos que tem muitos alunos que abandonam a escola, não frequentam. Aqueles alunos que estão funcionando e estão frequentando as aulas continuarão com o direito”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).