11 de Janeiro de 2025
11 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 10:25 - A | A

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 10h:25 - A | A

incêndios

Prefeitura de Barão do Melgaço decreta situação de emergência devido ao grande número de queimadas

Prefeito afirmou grande número de queimadas que está atingido a região e que já destruiu uma área de 40 mil hectares

Lucione Nazareth/VG Notícias

O prefeito de Barão de Melgaço (a 121 km de Cuiabá), Elvio de Souza Queiroz, decretou situação de emergência pelo período de 180 dias devido ao grande número de queimadas que está atingido a região. A publicação consta no Diário Oficial dos Municípios (AMM) que circula nesta sexta-feira (21.08).

De acordo com o gestor, o município vem sofrendo com a falta de chuvas e até o momento o fogo que atinge o pantanal mato-grossense já destruiu 40 mil hectares.

Conforme ele, o Corpo de Bombeiros Militar aumentou o emprego do seu efetivo, modificando a escala de serviço, para disponibilizar mais militares para atender especificamente o combate aos incêndios florestais na região e, “ainda assim a dimensões dos focos só tem aumentado”.

“Ainda não alcançamos o período caracterizado como mais crítico para incêndios florestais e com maior incidência de ocorrências, que normalmente para esta região é nos meses de setembro e outubro, e já ocorre incêndios de tais proporções, tendendo a agravar a situação com a redução da umidade relativa do ar, falta de chuvas, as temperaturas cada vez mais elevadas acompanhadas de ventos, o que favorece o aumento dos focos e a dificuldade no combate”, diz trecho da justificativa apresentada pelo prefeito.

No decreto, Queiroz autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

“Autoriza-se a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência aos afetados pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil”, diz trecho do decreto.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760