O prefeito de Várzea Grande, Kalil Bacarat (MDB), assinou nesta sexta-feira (13.10) a autorização para a licitação do prolongamento da rua Joaquim José de Magalhães e da reforma do Centro Cultural do Distrito de Bonsucesso. As obras visam melhorar o atendimento aos turistas que enfrentam a falta de estrutura no local.
"Estamos dando a ordem de licitação hoje; na próxima segunda-feira, o processo deve começar. É um sonho da comunidade de Bonsucesso, e é uma forma de homenagear os 200 anos do Distrito", destacou o prefeito.
Bacarat reconhece que demorou para dar início ao processo de licitação, porém, avalia que ainda há tempo. Segundo ele, a Prefeitura atendeu a outras prioridades, mas afirmou que nunca esqueceu deste compromisso com o Distrito de Bonsucesso.
"Tenho laços até familiares, minha avó sempre militou politicamente aqui, tenho várias comadres aqui e uma coincidência. Essa rua do alto, como é chamada, foi aberta por ela quando foi prefeita. E agora será concluída; foi asfaltada pela prefeita Lucimar, e eu concluirei a parte principal, que dá acesso a Bonsucesso", enfatizou.
A pavimentação corresponde a 330 metros, com um custo de aproximadamente R$ 500 milhões, sendo o alto custo devido à necessidade de drenagem. O Centro Cultural custará em torno de R$ 300 mil. "Acredito que é uma obra cultural de grande importância, e eu sou cobrado por isso. Ela será construída com recursos próprios da Prefeitura, e o projeto está pronto e disponível para consulta na Secretaria."
Quanto à licitação para a construção do Centro Cultural para atender a comunidade de Bonsucesso, o prefeito afirma que é uma forma da gestão presentear a comunidade. "O clamor da comunidade será atendido, que também será contemplada com o asfalto, um sonho da comunidade. Reformamos também o miniestádio, que foi todo equipado e já foi entregue. Várzea Grande tem uma dimensão muito grande e precisamos atender toda a cidade."
Em entrevista ao , o presidente da Associação de Turismo de Bonsucesso, Juliano Barros da Rosa Conceição, afirmou que as obras são importantes, pois o Distrito não tem estrutura para realizar uma festa de grande porte. "Atualmente, usamos um espaço um tanto provisório, que não oferece conforto. Com essa obra e a abertura da rua do alto, poderemos proporcionar mais conforto aos nossos visitantes, turistas e à comunidade. O Centro Cultural será onde realizaremos as festas."
Barros afirma que Bonsucesso recebe cerca de 20 mil pessoas somente aos domingos, com aproximadamente mil delas visitando restaurantes e o restante desfrutando da praia do Rio Cuiabá. No entanto, os visitantes enfrentam engarrafamentos e falta de estrutura. "Isso causa um caos no trânsito da Vila, e a abertura da rua vai ajudar a aliviar esse trânsito."
Homenagem
Além disso, 128 moradores de Bonsucesso foram homenageados por sua contribuição para a história, tradição e progresso do Distrito de Bonsucesso, que comemora 200 anos. Os homenageados incluem pescadores, artesãos, gastrônomos, doceiros, entre outros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).