09 de Outubro de 2024
09 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2018, 16:29 - A | A

Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2018, 16h:29 - A | A

Coletiva

Prefeito de Cuiabá afirma que Judiciário, TCE e MP foram induzidos ao erro sobre novo Pronto-Socorro

Lucione Nazareth & José Wallison/VG Notícias

VG Notícias

Coletiva Emanuel

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (26.112), afirmou que o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Justiça foram induzidos ao erro ao não permitir o funcionamento do Novo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, que será inaugurado na próxima sexta-feira (28.12).

Segundo o prefeito, se não fosse a decisão da juíza Célia Regina Vidotti, a unidade de saúde seria inaugurada e já começaria a atender nesta sexta-feira (28.12). “Se não tivesse sido induzido o Judiciário ao erro, já estaria atendendo. Está prontinho para funcionar, mas vamos esperar a decisão judicial, vamos esperar acabar o plantão para mostrar os nossos argumentos. Quero os órgãos judiciais juntos comigo “, destacou o prefeito.

Conforme o gestor, a Prefeitura de Cuiabá detinha todos os documentos necessários que tratava no plano de mudança do antigo Pronto-Socorro para a Nova unidade, mas que em nenhum momento os órgãos de controle solicitaram as devidas documentações. “Temos todos os documentos. Inclusive todo esse plano de mudança recebeu elogios de técnicos do Ministério da Saúde. Mas, infelizmente ninguém nos solicitou”, apontou.

Pinheiro disse que será entregue inicialmente o ambulatório no dia (28), com recepção, sala de curativos e médicos cardiologistas, ginecologistas obstétricas, entre outros atendimentos. No dia 29 de janeiro será entregue a enfermaria, com farmácia, com leitos masculinos e isolamento, leitos femininos e isolamento, consultório de ultrassom.

Em 25 fevereiro, antes do carnaval será entregue a primeira etapa de urgência e emergência. Em 22 de março será entregue as UTI’s e salas de cirurgias. No dia 8 de abril finalmente será entregue 100% do Novo Pronto-Socorro.

De acordo com ele, o antigo Pronto-Socorro será utilizado como Hospital Materno Infantil. “O antigo Pronto-Socorro não deixará de funcionar, apenas será transformado em mais uma unidade saúde para atender a população até que possamos transformá-lo em um Hospital Materno Infantil”, declarou.

O gestor explicou que a intenção é que no Novo Pronto-Socorro, o qual ele quer chamar apenas de “Hospital Municipal de Cuiabá” seja gerido pela Empresa Cuiabana de Saúde, assim como já ocorre com o Hospital São Benedito.

“O Hospital Municipal de Cuiabá será voltado para atendimentos de alta complexidade, assim como é o atendimento no Hospital São Benedito. Assim queremos que a Empresa Cuiabana de Saúde fica responsável também por esta unidade e desta forma a Secretaria Municipal de Saúde voltem-se para atender a Atenção Básica. Grande parte dos nossos esforços e reforços são para apagar incêndio no Pronto-Socorro e passando o gerenciamento para a Empresa Cuiabana de Saúde, que é uma empresa 100% público, nós poderemos fazer muito mais pela Atenção Básica como também investir neste setor da Saúde Pública", encerrou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760