O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, avaliou o ano de 2020 como “desastroso” para o setor educacional. Segundo Porto, o desafio do ano letivo em 2021, que começa no dia 8 de fevereiro, é recuperar essa aprendizagem - já que 20% dos 380 mil alunos das mais de 700 escolas estaduais não participaram das aulas, nem por meio on-line nem por meio da utilização de apostilas.
“Temos números que 20% dos nossos alunos não tiveram nem contato com o ambiente virtual e nem contato com o sistema apostilado. O tempo que perdemos, temos que recuperar essa aprendizagem. A tecnologia é uma ferramenta importante, mas nada substitui o professor e a escola. Nós temos o desafio de recuperar a aprendizagem, nossa equipe está trabalhando muito forte neste sentido”, afirmou o secretário durante coletiva na última quinta-feira (14.01).
Porto garantiu que em 2021, os alunos não terão mais problemas que tiveram em 2020, como por exemplo, falta de professor, seja por falta de contratos ou por problemas por conta do período eleitoral.
“Neste ano todos os profissionais vão passar por formação, os alunos que não tem acesso à internet terão a apostila. Estamos trabalhando na infraestrutura física e tecnológica das nossas escolas. Estamos fazendo aquisição de notebooks, serão 12 mil notebooks para a rede estadual. Teremos vários investimentos dentro do Programa Mais MT, que prevê investimentos na infraestrutura de rede e com link de internet de alta velocidade”, assegurou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).