21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 28 de Maio de 2020, 11:00 - A | A

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020, 11h:00 - A | A

Por tempo indeterminado

Portaria suspende agendamento de cirurgias eletivas; vasectomia, laqueadura e consultas Geriátricas em VG

Rojane Marta/VG Notícias

Novas medidas para o enfrentamento a pandemia do Covid-19 em Várzea Grande foram adotadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo coronavírus, por meio de portaria publicada na edição de hoje (28.05) do jornal oficial dos municípios (AMM),

As medidas, segundo portaria, levou em consideração a necessidade de organização do fluxo de atendimento aos pacientes tidos como suspeitos e confirmados, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde – MS, bem como da Organização Mundial da Saúde – OMS, além de a necessidade de evitar a circulação de usuários nas dependências das unidades de saúde.

De acordo consta da portaria, as Unidades Básicas de Saúde do município, deverão fornecer máscaras de proteção para os servidores que atuem em suas unidades, além realizar o atendimento à demanda espontânea, mediante Classificação de Risco, dando prioridade para os pacientes com sintomas gripais; e fornecer máscaras de proteção para os pacientes que apresentarem sinais gripais, se possível, antes mesmo de serem submetidos à Classificação de Risco. Ainda, devem suspender atendimentos que possam ser realizados assim que o período de risco de disseminação do COVID – 19 for superado, tais como: Coleta de CCO, monitoramento de condicionalidades para o BOLSA FAMÍLIA, visitas ou cadastramento domiciliar realizado pelos agentes comunitários de Saúde – ACS, entre outros, informados pela SMS.

Para os pacientes do Programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), ou outras condições crônicas, a critério médico, as unidades deverão prescrever medicação suficiente para 90 dias de uso.

Os casos de síndromes gripais classificados como leves deverão ser atendidos e encaminhados ao isolamento domiciliar pelos médicos da Atenção Básica, sendo que os casos classificados como moderados e/ou graves de COVID-19 deverão ser estabilizados quando possível, e encaminhados às unidades de referência para atendimento de COVID-19 no município.

Já os casos notificados como síndrome gripal leve em isolamento domiciliar serão monitorados pela equipe da Superintendência de Saúde Bucal do Município de Várzea Grande.

O decreto estabelece ainda que a Superintendência de Atenção Básica e Secundária realizará a busca ativa dos casos confirmados de COVID-19, bem como de Síndrome Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave, não contatados.

Serão suspensos os serviços de Atendimento Domiciliar, exceto em situação prioritária e que necessite de assistência médica ou de enfermagem; monitorar via telefone os pacientes dos serviços de Atendimento domiciliar, com a finalidade de conter novos casos de contaminação pela Covid-19 e prevenção de agravamento de pacientes com condições preexistentes e sob cuidados domiciliar.

Já as Unidades de Atenção Especializada: SMS (Centro de Especialidades em Saúde – CES, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, Centro Especializado em Reabilitação - CER II, Serviço Assistência Especializada e Centro de Aconselhamento - SAE/CTA), UNIVAG (Clínica Integrada do UNIVAG): deverão fornecer máscaras de proteção para os servidores que atuam nas unidades de Atenção Especializada; bem como fornecer máscaras de proteção para os pacientes que apresentarem síndrome gripal.

Nestas unidades, os casos de síndromes gripais classificados como leves deverão ser atendidos e encaminhados ao isolamento domiciliar pelos serviços de saúde da SMS, sendo que os casos classificados como moderados e/ou graves de COVID-19 deverão ser estabilizados quando possível, e encaminhados à unidade de referência para atendimento de COVID-19 no município.

A unidade deverá limitar a um acompanhante no caso de pacientes que necessitem desse auxilio; além de realizar consultas eletivas, previamente agendadas e reguladas via SISREG, na Clínica Integrada do UNIVAG, utilizando os servidores daquele Centro Universitário, nas seguintes áreas: Medicina; Nutrição; Fisioterapia; Odontologia; Enfermagem; Biomedicina; Fonoaudiologia e, Psicologia.

Além disso, a unidade deverá realizar consultas eletivas, previamente agendadas e reguladas via SISREG, na modalidade à distância, por meio de ferramentas de Teleatendimento, como TELESSAUDE e TELECONSULTAS; realizar consultas eletivas, previamente agendadas e reguladas via SISREG no espaço físico da Clínica Integrada do UNIVAG, utilizando os servidores da SMS; realizar atendimentos em REABILITAÇÃO, previamente agendadas e reguladas via SISREG, na Clínica Integrada do UNIVAG.

Ficará suspenso, por tempo indeterminado, o agendamento de cirurgias eletivas; bem como, o atendimento em Planejamento Familiar (palestras, implantação de DIU, solicitações de vasectomia, laqueadura e laqueadura com cesariana); e as consultas Geriátricas; as consultas de Climatério.

O atendimento de pré-natal de alto risco para casos que precisem de acompanhamento será mantido na Clínica Integrada do UNIVAG. Também, serão mantidas consultas de pequenas cirurgias nos casos de abscesso ou unha encravada (onicocriptose); consultas de ortopedia apenas para pacientes que sofreram fraturas recentes (entre 10 e 15 dias); consultas de pacientes em tratamento e/ou suspeita de hanseníase e Tuberculose, conforme protocolo do Ministério da Saúde; e a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho e Olhinho).

Ficará suspenso por tempo indeterminado os atendimentos do Centro Especializado em Reabilitação CER–II, com a finalidade de conter de novos casos de contaminação pela Covid-19.

No CAPS serão atendidos os pacientes classificados como prioridade; suspender os grupos terapêuticos; suspender visitas domiciliares, exceto nos casos avaliados pelas equipes de saúde como extremamente necessárias; e intensificar as ações voltadas à população que vive em situação de rua através de medidas intersetoriais.

Já a Saúde Bucal do município deve adotar as seguintes medidas: a) Suspender TODAS as consultas odontológicas eletivas (Cirurgiões dentistas Clínicos e Especialistas); b) Atender no Centro Odontológico e nos serviços de odontologia das Clínicas de Atenção Primária à Saúde, apenas casos de urgência e emergência odontológica, definidos pela classificação de risco; c) Reduzir a 30% a escala de atendimento do Centro Odontológico e nos serviços de odontologia das Clínicas de Atenção Primária à Saúde; d) Suspender o projeto Sorria Várzea Grande por tempo indeterminado; e) Limitar a 01 (um) acompanhante no caso de pacientes que necessitem desse auxilio; f) Manter o atendimento do plantão odontológico da UPA Ipase.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760