25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 23 de Maio de 2013, 09:34 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2013, 09h:34 - A | A

Várzea Grande

Por 13 votos a 4, vereadores de VG não aprovam projeto de lei que exige a volta dos cobradores nos transportes coletivos do município

 

Lucione Nazareth/VG Notícias

Por 13 votos contra e quatro a favor, os vereadores de Várzea Grande não aprovaram o projeto de lei, de autoria da vereadora Mirian Pinheiro (PHS), que exigia a volta dos cobradores ao transporte coletivo municipal.

O projeto de lei não estava na pauta de votação da sessão ordinária da Casa de Leis desta quarta-feira (22.05), mas a pedido de Mirian Pinheiro ele foi colocado na ordem do dia para apreciação. Na defesa da matéria, a vereadora alegou que o mesmo já tramitava há mais de três meses na Câmara e merecia ser apreciado pelos demais parlamentares por se tratar de um assunto de grande interesse da sociedade várzea-grandense e dos usuários do transporte coletivo.

No plenário, Miriam defendeu a aprovação do projeto sob alegação de que com a dupla função do motorista aumenta risco de correr acidentes no trânsito.

“A volta dos cobradores é muito importante para os usuários do transporte coletivo e para os motoristas que hoje exercem uma dupla função, tendo que dirigir, cobrar a passagem e ainda observar quem desce. Com a volta destes profissionais vai melhorar o transporte coletivo e ainda trazer mais segurança a população”, declarou a parlamentar.

O vereador Fábio Saad (PTC) apesar de defender na tribuna a volta dos cobradores, votou contra o projeto de lei. “São esses profissionais que auxiliam os idosos, os deficientes, as gestantes no transporte coletivo e ainda, que passam informação para os turistas que aqui desembarcam sobre os locais e aonde é parada certa para o mesmo descer”, disse Fábio.

Já o vereador Valdemir Bernadino – popular Nana (DEM)-, disse ser contrário a volta dos profissionais, pois, sem os cobradores a população passou a usar a mais a bilhetagem eletrônica, o que proporcionou diminuição no número de assalto a ônibus no município.

“Hoje quase não existe mais assalto a ônibus em Várzea Grande porque sem os cobradores a população passou a usar mais o cartão transporte retirando assim um grande número de circulação de dinheiro no transporte coletivo, por isso sou contra a volta dos cobradores”, disse o democrata.

Quem também foi contrário a aprovação da proposta foi à vereadora Sumaia Leite (PRB) que argumentou que a discussão da volta ou ausência dos cobradores não melhoraria o sistema do transporte coletivo. “Discutir a ausência ou a presença destes profissionais não vai resolver o problema do transporte coletivo. O sistema do transporte coletivo necessita ser melhorado e não podemos nos perder nesta discussão da volta do cobrador”, justificou Sumaia.

Importante destacar que durante a votação do projeto o auditório da Câmara Municipal tinha um grande número de pessoas que foram acompanhar a votação da proposta. Após a recusa da matéria as pessoas deram uma sonora vaia aos parlamentares e deixaram o auditório da Casa.

Votação - Os vereadores que votaram a favor da matéria foram: Mirian Pinheiro (PHS), Pery Taborelli (PV), Joaquim Antunes (PMDB) e Ivan dos Santos – o Ivan do PT (PT).

Os que votaram contra a volta dos cobradores foram: Valdemir Bernadino – popular Nana (DEM), João Tertuliano – popular Joãozito (DEM)-, Miguel Baracat (PT), Janio Calistro (PMDB), Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (PSD), Sumaia Leite (PRB), João Madureira (PSC), Hilton Gusmão (PV), Gidenor Anselmo – popular Gordo Goiano (PTB), Claido Celestino – popular Ferrinho (PRB) e Wanderley Cerqueira (PSD), vereador Fábio Saad (PTC) e Marcos Boró (PSD).

Apenas o vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Kalil Baracat (PMDB), absteve o voto.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760