23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013, 13:00 - A | A

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013, 13h:00 - A | A

Ponte sobre o Rio Coxipó está sendo construida para aumentar as opções de rotas alternativas

Construção beneficiará moradores do Jardim Palmeiras, Parque Ohara, Jardim Gramado e outros bairros da região

Redação com Assessoria

 

Sentado na cadeira de fio, com o chapéu acomodado sob as pernas e o olhar fixo no andamento das obras. Assim passa boa parte do dia um dos moradores mais antigos do bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá. As marcas do tempo deixadas no rosto dão veracidade aos fatos de uma história que começou em um momento onde nem ponte ou muito menos asfalto existia na região. “Quando vim pra cá, tudo isso aqui era mato. Não tinha energia, nem água encanada, mas fiquei sabendo quando comprei o lote, que a construção da ponte um dia aconteceria", conta Açambe Batista da Silva.

Com 70 anos de idade, Açambe tem a expectativa de ver a ponte concluída já no próximo mês. “Fico muito feliz por poder estar vivo e acompanhar de perto a conclusão desta ponte”, disse com um sorriso tímido no rosto.

Com 130 metros de extensão por 11,8m de largura, a ponte construída sobre o rio Coxipó beneficiará moradores do Jardim Palmeiras, Parque Ohara, Jardim Gramado e outros bairros da região, além de todos os motoristas que diariamente trafegam pela avenida Fernando Corrêa da Costa e necessitam de alternativas para se deslocar em direção a pontos estratégicos de Cuiabá.

“A ponte é de extrema importância para a população cuiabana e foi planejada para aumentar as opções de rotas alternativas e, consequentemente, dar vazão ao tráfego de veículos durante a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)””, salienta o secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander.

Outra frente de trabalho prestes a ser finalizada é o prolongamento da rua Eucaliptos, também localizado no bairro Jardim das Palmeiras. Aproximadamente 1.300 metros serão asfaltados, permitindo a ligação com a av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho). “Agora as crianças não chegarão mais sujas na escola e a casa permanecerá limpa por mais tempo”, comenta Jucilene Julia da Silva, moradora da rua Eucaliptos há mais de 20 anos, ao se lembrar do lamaçal em que se transformava a rua durante o período chuvoso.

As duas obras (ponte e prolongamento da Eucaliptos) farão a ligação entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Archimedes Pereira Lima, facilitando o acesso a diversas regiões de Cuiabá, como o Coxipó e o Centro Político e Administrativo (CPA), seguindo pela avenida das Torres. A previsão é que até o final de fevereiro essas intervenções sejam concluídas. Um investimento total de R$5,6 milhões do Governo do Estado que ficará como legado para a cidade.

LIGAÇÃO ENTRE AV. BEIRA RIO E RUA ANTÔNIO DORILÊO

A edificação da ponte sobre o rio Coxipó, entre a avenida Beira Rio (Jardim Califórnia) e a rua Antônio Dorilêo (bairro Coophema), também será de extrema importância durante a implantação do metrô de superfície, pois será utilizada como a rota de desvio para os motoristas que trafegarem do Centro de Cuiabá rumo aos bairros da região do Coxipó.

Orçado em R$ 3,9 milhões, o empreendimento terá 155 metros de extensão por 12,8 metros de largura e está com 94% dos serviços previstos concluídos. Durante a implantação do VLT, a ponte hoje existente sobre o Rio Coxipó será extinta para a construção de um moderno viaduto.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760