08 de Outubro de 2024
08 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018, 17:16 - A | A

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018, 17h:16 - A | A

"CULPA DO ESTADO"

Pinheiro diz que Estado não seguiu protocolo de segurança e é culpado por tiroteio na UPA

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou nesta quarta-feira (14.02) que a responsabilidade do tiroteio dentro da UPA da Morada do Ouro nessa terça-feira (13.02) é do governo do Estado.

Segundo o gestor, para levar o preso José Edmilson Bezerra Filho, 31 anos, como qualquer outro detento em unidades de saúde para receber atendimento médico é necessário que a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) execute um protocolo de segurança visando garantir a segurança do reeducando como também de funcionários e outros pacientes que se encontram na unidade. Porém, de acordo com Pinheiro, esse protocolo de segurança não foi seguido nessa terça (12).

“A deslocação de reeducandos é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. A Secretaria de Saúde não foi avisada, a unidade não foi avisada que o detento seria levado para a UPA da Morada da Ouro. Não teve nenhum procedimento padrão do Estado no esquema de segurança, para que essa tragédia não acontecesse”, declarou o prefeito durante entrevista coletiva concedida à imprensa.

Pinheiro, ao lado da secretária de Saúde do município, Elizeth Araújo, revelou que o estado de saúde do detento José Edmilson Bezerra, não era considerado preocupante para ser encaminhado à UPA da Morada do Ouro.

“A equipe técnica não viu nem uma patologia grave para a ocorrência de uma transferência do detento do presídio para a UPA. Agora o que esperamos é que a Polícia Civil investigue o caso”, disse Emanuel.

Sobre o quadro de saúde das pessoas baleadas, a secretária Elizeth Araújo, descreveu: “O agente penitenciário está fora de risco, está bem. Está em condições de alta. A enfermeira baleada já recebeu alta. A mãe do bebê levou apenas um tiro de raspão e já recebeu alta médica. A criança está em um quadro clínico melhor. A equipe médica deve realizar um procedimento cirúrgico para retirar a bala que atravessou o abdômen da criança, pegou a mão e estar alojado nas costas. A paciente Daiane é que está em quadro mais grave, mas já está bem melhor e esperamos que nos próximos dias ela deixa a UTI do Pronto-Socorro”.

Ela disse ainda que a Secretaria de Saúde irá trabalhar nos próximos dias a questão psicológica de funcionários e pacientes que estiveram na UPA da Morada do Ouro e presenciaram o tiroteio.

Ao finalizar, o prefeito voltou a responsabilizar o Estado. “É uma questão de responsabilidade do Estado e não poderíamos aceitar que fosse jogado para nós. Precisamos separar o joio do trigo, e reafirmar novamente que a responsabilidade do que ocorreu era do governo do Estado”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760