Outras Palavras
Taxa média anual de Mato Grosso foi a maior entre as 27 unidades da federação: 5,0% a.a
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso cresceu 4,1%, ficando com a segundo maior alta de todos os Estados, ficando atrás apenas do Tocantins (que cresceu 5,2%). Em 2019 o PIB do Brasil avançou 1,2%.
As informações são das Contas Regionais 2019, elaboradas pelo IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
A agricultura, inclusive apoio à agricultura e a pós-colheita cresceu 12% tornando-se a atividade de maior participação na economia de Mato Grosso em 2019, com desempenho amparado nos cultivos de algodão herbáceo e de soja.
Os dados apontam que de 2002 a 2019, o PIB do Brasil cresceu 2,3% ao ano. A taxa média anual de Mato Grosso foi a maior entre as 27 unidades da federação: 5,0% a.a. O desempenho do Mato Grosso esteve bastante vinculado à agropecuária, devido ao cultivo de algodão e à pecuária.
Leia Também - Secretário de VG faz apelo à população que ainda não se vacinou contra Covid: “Compareça em qualquer unidade”
O IBGE destacou o desempenho da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação entre as maiores variações em volume acumuladas da série para Mato Grosso. Além disso, foi apontado abertura de novas hidrelétricas em Mato Grosso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).