27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018, 09:07 - A | A

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018, 09h:07 - A | A

Guerra fiscal

PGR pede fim de benefício fiscal concedido aos comércios de materiais de construção em MT

Rojane Marta/VG Notícias

Reprodução

Luís Roberto Barroso

Ministro do STF Luís Roberto Barroso

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, concedeu 10 dias para o Governo de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa prestarem informação quanto a Lei Estadual 9.480/2010, que tem sua constitucionalidade questionada pela Procuradoria-Geral da República em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido de liminar.

A Lei estadual, segundo os autos, teria concedido benefício fiscal de ICMS sem prévia celebração de convênio no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ. A PGR pede sua imediata suspensão, pois, conforme o órgão, embora seja tributo de competência estadual e distrital, o ICMS recebe conformação nacional pela Lei Complementar nº 24/1975, que impõe prévia celebração de convênio no âmbito do CONFAZ como requisito para concessão de benefícios fiscais.

Dessa forma, a PGR sustenta violação ao artigo 155, §2º, XII, g, da Constituição Federal, tendo em vista que, não obstante a ausência de prévia deliberação no âmbito do CONFAZ, a Lei nº 9.480/2010 concedeu incentivo fiscal por meio de exoneração tributária parcial, na medida em que dispõe sobre a redução da base de cálculo do ICMS em operações relativas a atividades de comércio varejista e atacadista de materiais de construção e outros produtos.

“É, portanto, inconstitucional o benefício fiscal de ICMS, deferido na legislação mato-grossense, sem prévia autorização dos demais Estados-membros e do Distrito Federal, mediante convênio celebrado no CONFAZ” diz trecho da ADI proposta pela PGR.

A PGR alega, ainda, que caso persista a eficácia da lei impugnada, os contribuintes mato-grossenses serão indevidamente beneficiados, o que fomentaria a guerra fiscal entre os Estados da Federação.

“Perigo na demora processual decorre do fato de que, enquanto não suspensa a eficácia da lei estadual, comerciantes contribuintes mato-grossenses serão indevidamente beneficiados por incentivo fiscal concedido em violação à Constituição da República e a consolidada jurisprudência do STF, o que fomenta a chamada “guerra fiscal” entre os Estados da Federação” cita a PGR.

“Em face da relevância da matéria, adoto o rito do artigo 12 da Lei nº 9.868/1999, pelo que determino: solicitem-se informações, no prazo de dez dias, à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, ao Governador do Estado de Mato Grosso; em seguida, encaminhem-se os autos ao Advogado-Geral da União para manifestação, no prazo de cinco dias; sucessivamente, colha-se o parecer do Procurador-Geral da República, no prazo de cinco dias” diz decisão do ministro, proferida em 13 de dezembro de 2018.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760