Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram nesta segunda-feira (18) que irão retornar ao trabalho. A decisão tomada em caráter nacional pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) será seguida pelos trabalhadores de mato Grosso. A paralisação se encerra no próximo dia 25 e apenas atendimentos prioritários serão realizados.
A greve dos médicos peritos teve início no dia 4 de setembro do ano passado. Segundo a ANMP, cerca de 2 milhões de perícias deixaram de ser feitas neste período. A paralisação é a maior da história da categoria e deve passar de 140 dias até a próxima segunda-feira, data em que eles devem voltar a trabalhar.
Segundo o representante de Mato Grosso da ANMP, Birston Cristiano da Silva, os médicos farão somente os atendimentos agendados e considerados prioritários
“A ideia é tentar é tentar ajudar os prejudicados com a greve. Então, faremos o atendimento de exames iniciais e de altas a pedido, quando o cidadão entende que não precisa mais do benefício. É importante lembrar que vamos seguir os agendamentos, ou seja, no dia 25 atenderemos quem está agendado para essa data”, afirmou.
Todo o efetivo de médicos peritos retornará ao trabalho, priorizando os atendimentos essenciais. O atendimento de exames iniciais, por exemplo, beneficiará quem ainda não recebe o benefício e precisa comprovar a condição.
O movimento não conseguiu grandes avanços e que greves futuras não estão descartadas, conforme o representante da categoria no estado. “O governo fechou os olhos para o problema e não negociou conosco. Voltaremos ao trabalho mesmo sem a existência de nenhum acordo. Mesmo assim não desistimos e continuaremos tentando um diálogo para que as nossas exigências sejam atendidas", declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).