Mais de 2,1 mil famílias de Várzea Grande foram retiradas da lista de beneficiários do Bolsa Família, sendo um dos principais causadores as faltas escolares. O levantamento foi apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Conforme os dados do Cadastro Único, em abril deste ano, Várzea Grande contava com 30.557 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Neste mês de julho, o número reduziu para 28.375, com um investimento de R$ 10.142.066,00 e um benefício médio de R$ 692,80.
No governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o novo Bolsa Família trouxe a atualização de algumas regras para receber o benefício, sendo uma delas o monitoramento da frequência escolar, assim como manter o cartão de vacinação da criança e do adolescente beneficiado em dia.
Na parte da educação, é exigida uma frequência escolar mínima conforme a idade dos integrantes: 60% para crianças de 4 a 5 anos; e 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica. Assim, a família que extrapolar esse limite de faltas estará sujeita a perder o benefício.
Recentemente, levantamento do governo apontou que milhares de famílias perderam o benefício por não cumprirem as obrigações previstas na educação.
Ainda segundo os dados, outras famílias foram excluídas por apresentarem inconsistências cadastrais. Essas famílias foram convocadas para regularização do cadastro, porém, não conseguiram comprovar a legalidade do recebimento do benefício.
Leia Também - Lula entrega moradias em VG e inaugura ampliação de aeroportos em MT na próxima quarta (31)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).