09 de Novembro de 2024
09 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023, 11:54 - A | A

Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023, 11h:54 - A | A

de 09 a 19 de fevereiro

Passe livre: Prefeitura de VG e MTU organizam mutirão para cadastrar estudantes no Fiotão

O passe livre estudantil começará́ a valer a partir do dia 1 de março em Várzea Grande

Adriana Assunção/VGN

Com prazo para requisição do passe livre estudantil estabelecido até 20 de fevereiro em Várzea Grande, diretores, pais e estudantes da rede estadual e municipal buscam informações sobre como solicitar o benefício, que começará a valer a partir de 1º de março.

A princípio, o município divulgou que o passe livre deverá ser solicitado nas escolas, porém, segundo o coordenador da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudio José, a solicitação foi simplificada, e, agora será realizado por meio de um mutirão organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Associação Mato-grossenses dos Transportadores Urbanos (MTU). O mutirão de cadastramento está previsto para iniciar na próxima quinta-feira (09) e segue até o dia 19 de fevereiro. 

“A partir de quinta-feira (9) estaremos montando no Fiotão, um atendimento especial para o passe livre estudantil. Com os filhos matriculados, os pais irão ao Fiotão para fazer o cadastro do cliente, quer dizer, do filho dele. O responsável (pai, mãe, outro) pelo aluno irá receber no local o cartão do passe livre, mas sem crédito ainda”, disse o coordenador ao .

O trabalho dos pais é fazer a matrícula e fazer o cadastro na MTU

Posteriormente ao cadastro dos alunos, o coordenador explica que o próximo passo será com as escolas: “Após o dia 20, as escolas irão informar da MTU, por um link, quantos alunos e quais são aqueles que estão matriculados nas unidades de ensino. Isso, após o cadastro feito pelos pais. Já foi passado inclusive o nome de todos os diretores, eles ainda não receberam instruções, porque não está na hora ainda”, explicou o coordenador.

O último passo, segundo Cláudio, caberá a Prefeitura Municipal realizar o pagamento ao MTU, para que os estudantes tenham direito a duas passagens por dia. Segundo ele, nesta etapa o município já terá o quantitativo de beneficiários. "A Prefeitura irá comprar esse crédito referente a esses passes. Até o terceiro dia, antes do final do mês, temos que pagar esse valor, após, a MTU irá processar o crédito de duas passagens por dia".  

O esclarecimento foi após diretores, pais e estudantes relatarem ao que não receberam nenhuma orientação. Conforme a diretora da Escola José Garcia Neto, em Várzea Grande, Sinome Cristina Rubens, nem a Associação Mato-grossenses dos Transportadores Urbanos (MTU) prestou qualquer esclarecimento.

Leia mais: Pais e responsáveis têm até 20 de fevereiro para solicitarem passe livre em VG

“A respeito dos alunos terem até o dia 20 de fevereiro para fazer a solicitação do passe livre na escola. Só que a gente entra em contato tanto com a Prefeitura, quanto com a MTU e ninguém tem resposta. Hoje tem vários pais e não sabemos o que fazer. Não temos nenhuma informação, nossos alunos já foram na MTU e lá disseram que a Prefeitura ainda não assinou a documentação. Já entramos em contato também com a MTU e recebemos a mesma informação, que não tem nada pronto. Os nossos alunos, os pais estão preocupados porque estão na expectativa do passe livre, mas não temos nenhuma informação”, declarou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760