Com prazo para requisição do passe livre estudantil estabelecido até 20 de fevereiro em Várzea Grande, diretores, pais e estudantes da rede estadual e municipal buscam informações sobre como solicitar o benefício, que começará a valer a partir de 1º de março.
A princípio, o município divulgou que o passe livre deverá ser solicitado nas escolas, porém, segundo o coordenador da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudio José, a solicitação foi simplificada, e, agora será realizado por meio de um mutirão organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Associação Mato-grossenses dos Transportadores Urbanos (MTU). O mutirão de cadastramento está previsto para iniciar na próxima quinta-feira (09) e segue até o dia 19 de fevereiro.
“A partir de quinta-feira (9) estaremos montando no Fiotão, um atendimento especial para o passe livre estudantil. Com os filhos matriculados, os pais irão ao Fiotão para fazer o cadastro do cliente, quer dizer, do filho dele. O responsável (pai, mãe, outro) pelo aluno irá receber no local o cartão do passe livre, mas sem crédito ainda”, disse o coordenador ao .
O trabalho dos pais é fazer a matrícula e fazer o cadastro na MTU
Posteriormente ao cadastro dos alunos, o coordenador explica que o próximo passo será com as escolas: “Após o dia 20, as escolas irão informar da MTU, por um link, quantos alunos e quais são aqueles que estão matriculados nas unidades de ensino. Isso, após o cadastro feito pelos pais. Já foi passado inclusive o nome de todos os diretores, eles ainda não receberam instruções, porque não está na hora ainda”, explicou o coordenador.
O último passo, segundo Cláudio, caberá a Prefeitura Municipal realizar o pagamento ao MTU, para que os estudantes tenham direito a duas passagens por dia. Segundo ele, nesta etapa o município já terá o quantitativo de beneficiários. "A Prefeitura irá comprar esse crédito referente a esses passes. Até o terceiro dia, antes do final do mês, temos que pagar esse valor, após, a MTU irá processar o crédito de duas passagens por dia".
O esclarecimento foi após diretores, pais e estudantes relatarem ao que não receberam nenhuma orientação. Conforme a diretora da Escola José Garcia Neto, em Várzea Grande, Sinome Cristina Rubens, nem a Associação Mato-grossenses dos Transportadores Urbanos (MTU) prestou qualquer esclarecimento.
Leia mais: Pais e responsáveis têm até 20 de fevereiro para solicitarem passe livre em VG
“A respeito dos alunos terem até o dia 20 de fevereiro para fazer a solicitação do passe livre na escola. Só que a gente entra em contato tanto com a Prefeitura, quanto com a MTU e ninguém tem resposta. Hoje tem vários pais e não sabemos o que fazer. Não temos nenhuma informação, nossos alunos já foram na MTU e lá disseram que a Prefeitura ainda não assinou a documentação. Já entramos em contato também com a MTU e recebemos a mesma informação, que não tem nada pronto. Os nossos alunos, os pais estão preocupados porque estão na expectativa do passe livre, mas não temos nenhuma informação”, declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).