O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT), Fausto Freitas, afirmou nesta quarta-feira (03.10) que parte dos 200 candidatos classificados no Concurso Público do Sistema Penitenciário, realizado em 2017, irá atuar na nova unidade prisional que está sendo construída em Várzea Grande. A unidade ainda segue sem data para ser inaugurada.
De acordo com o gestor, será publicada no Diário Oficial do Estado (IOMAT) que irá circular nesta quinta-feira (04.10) a convocação de 184 agentes penitenciários, 13 profissionais de nível superior do Sistema Penitenciário e três procuradores que irão atuar junto a Sejudh/MT para atender as questões das unidades prisionais.
Leia Mais: Estado convoca 200 aprovados no concurso do Sistema Penitenciário
“Estes 184 novos agentes penitenciários, a maior parte deles será locada nos polos de Cuiabá e Várzea Grande. Serão destinados para operacionalizar essa unidade nova de Várzea Grande. Mas, iremos mesclar nesta unidade com alguns agentes com mais experiência, para não ficar apenas agentes novos”, declarou o secretário, apontando que o número exato será definido posteriormente.
Segundo ele, outra parte dos servidores irá atuar em unidades do Sistema Penitenciário em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Aripuanã, Colniza, São Félix do Araguaia, Porto dos Gaúchos e Vila Rica.
“Mas antes de irem para os corredores das unidades, estes novos agentes passarão por curso de formação de 480 horas, em torno de dois a três meses, para estarem aptos a desempenharem a função”, explicou Fausto.
Vale lembrar que o salário oferecido para agente penitenciário, inicialmente, é de R$ 2.640,09. Também foram oferecidas vagas para advogado, enfermeiro, assistente social e psicólogo. O salário inicial oferecido para esses cargos é de R$ 5.326, com carga horária semanal de 40 horas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).