Os aprovados do concurso público da Polícia Militar (PM) realizaram manifestação nesta segunda-feira (25.11) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) cobrando a convocação de mais de 600 policiais. Eles acusam o Governo de Mato Grosso de negligenciar a convocação apesar do domínio das facções criminosas no Estado.
Eles protestam contra a convocação de somente 200 aprovados, que constam de um documento vazado da categoria.
Marcos Antonio Campos Mourão, presidente da Comissão dos aprovados, e Natanael Geraldo Silva, um dos aprovados no concurso da PM, afirmaram ao , que o valor gasto para formar 200 novos policiais seria o mesmo para formar 650 na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
“Há um estudo para chamar somente 200. Um documento que a Secretaria de Segurança Pública lançou indica somente a convocação de 200. São 1315 aprovados e o mínimo que deveria chamar na escola de formação cabe 650. Então, ele [governador] vai gastar dinheiro público para formar somente 200, sendo que ele pode formar 600 e distribuir dentro do Estado de Mato Grosso”, afirmou Natanael Geraldo Silva.
Prorrogação de validade do concurso
O Governo de Mato Grosso prorrogou na quinta-feira (21.11) o prazo de validade dos concursos públicos realizados para formação de cadastros de reservas para diversos setores da Segurança Pública. O concurso da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de oficiais do quadro de serviço de saúde da PMMT para cadastros de reservas terão validade até o dia 2 de dezembro de 2026.
O concurso da Polícia Judiciária Civil para os cargos de escrivão e investigador, realizado em 2022, também está prorrogado até o dia 2 de dezembro de 2026. O Governo também prorrogou, para até junho de 2025, o concurso realizado em 2018 para o Sistema Socioeducativo. Outro concurso que teve o prazo de validade prorrogado foi o da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizado em 2022. O certame tem validade até junho de 2026.
Leia também: Governo de MT gasta R$ 138 mil para bancar viagens de assessoras de Virginia Mendes na Europa
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).