25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 10 de Julho de 2015, 11:45 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2015, 11h:45 - A | A

Várzea Grande

Parque ecológico Tanque do Fancho terá ponto de coleta seletiva de lixo

Projeto “Consciência Limpa”, vai ser lançado nesta sábado (11)

Lucione Nazareth/VG Notícias com informações da Se

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, lança neste sábado (11.07), durante a programação especial do Parque Ecológico Tanque do Fancho o projeto “Consciência Limpa”, que vai implantar o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para a população depositar materiais recicláveis no município.

De acordo com a Prefeitura, esse equipamento incentiva a separação do material para reciclagem e a entrega voluntária, gerando assim renda para quem depende da coleta e preserva o meio ambiente.

A Prefeitura informou que o contêiner estará instalado de forma permanente no parque e foi possível graças à parceria com a empresa paulista, Cipasa Urbanismo, que adota projetos sustentáveis na construção de imóveis. Os PEV´s são grandes caixas verdes em forma de contêineres fechados com capacidade para cerca de 2.500 litros cada e são instalados em locais com grande fluxo e de fácil acesso ao público, permitindo também manobras de caminhões que fazem seu manuseio.

A secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, pontuou que investir em educação é sempre o caminho mais rápido, prático e seguro para atingir objetivos que envolvem a participação popular. “E nesse caso, com a educação ambiental a coleta seletiva e o PEV serão incentivados na nossa cidade. Muitas pessoas já separaram seu lixo em casa e a partir de sábado terão um ponto seguro e adequado para o descarte”, disse a gestora.

Helen ressaltou ainda que a Prefeitura pretende instalar outros PEV em pontos estratégicos de Várzea Grande. “Novos locais e parcerias com a iniciativa privada estão em estudo para a implantação de outros pontos”, declarou.

O subsecretário de Meio Ambiente, João Carlos Silvério, disse que todo o resíduo depositado no PEV será destinado à reciclagem, por meio de associações de catadores instaladas na cidade. “O PEV propicia condições de coleta salubres para os catadores e gera renda. Todo mundo ganha, especialmente o meio ambiente”, reforça.

Vale lembrar que a política nacional de resíduos sólidos, lei 12.305/2010, cita que todos são responsáveis pela destinação adequada dos resíduos.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760