01 de Novembro de 2024
01 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 16:42 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 16h:42 - A | A

longa espera

Paciente espera por cirurgia no PS/VG há 30 dias e Estado alega "sistema desatualizado"

Operação marcada para esta quinta-feira foi cancelada devido à falta de materiais, sem previsão de nova data

Nicolle Ribeiro/ VGN

Edilaine de Araújo Silva, 34 anos, está internada há quarenta dias no Pronto-Socorro de Várzea Grande (PS/VG), aguardando uma cirurgia de descompressão de quadril para tratar uma osteonecrose – ou necrose avascular – da cabeça do fêmur. Moradora do bairro Ouro Verde, em Várzea Grande, ela relatou ao nesta quinta-feira (31.10) a frustração com o adiamento do procedimento, que deveria ter ocorrido semanas atrás, considerando a gravidade de seu quadro.

A cirurgia, solicitada no dia 3 de setembro, às 11h02, foi classificada como urgente. No entanto, apesar de uma liminar obtida no início de outubro que determinava a realização do procedimento, a operação marcada para esta quinta-feira foi cancelada devido à falta de materiais, sem previsão de nova data. O documento também estipulava um prazo máximo de 48 horas para sua transferência a um hospital que pudesse realizar o procedimento, mas esse prazo também não foi cumprido.

“Já era para ter sido feita há dias, mas só ficam me enrolando. Entrei com o pedido de transferência no início do mês, e só marcaram minha cirurgia para esta semana. Hoje, disseram que não iam fazer por falta de materiais, sem qualquer previsão de quando vão remarcar”, desabafou Edilaine.

Sem qualquer resposta sobre a nova data da cirurgia, Edilaine espera que as determinações judiciais sejam cumpridas quanto antes. Ela destacou a urgência de voltar para casa para cuidar dos dois filhos e retomar o trabalho.

Outro lado

O entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso para obter um posicionamento sobre a situação da cirurgia de Edilaine e foi informado que a vaga não foi disponibilizada porque o quadro da paciente não está sendo atualizado no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg III).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que, no caso da paciente E.A.S, a última atualização do quadro clínico foi registrada no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg III) em 18 de outubro de 2024. Portanto, é necessário que a unidade atualize as informações sobre a paciente, para que seja possível buscar uma vaga que atenda às necessidades da paciente.

A equipe também tentou contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, mas não recebeu retorno.

Leia também - Estado não acata liminar e paciente internada no PS/VG aguarda procedimento há quase 40 dias

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760