Funcionários da construtora ServMix denunciam más condições de trabalho e irregularidades nas obras do Residencial Carvalho III, localizado no município de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.
Os trabalhadores gravaram vídeos para o mostrando a falta de água da pia e uma caixa de água quase vazia. A pouca quantidade de água é retirada por baldinho pelos profissionais. “Continua a mesma situação, cadê a água para lavar a mão. Não tem sabão”, reclamou o trabalhador.
Também foram denunciados problemas na estrutura da obra, como rachaduras, portas saindo do lugar e muito cupim no local.
Estruturas comprometidas
Os trabalhadores afirmam que são orientados a quebrar a parede trincada e reforçá-la com um “pedacinho de ferro” e posteriormente “chumbar com massa”. No entanto, quando a equipe de pintura faz o acabamento, as rachaduras voltam a aparecer.
“Olha a situação dessa casa. Olha esse rachado. Olha a distância da parede para à janela, o tanto que a casa recuou. Olha a distância, entra uma mão aqui dentro. Essa parede, essa janela, toda condenada. Quando o pessoal da pintura passa, deixa a casa no ponto para ser entregue, com a rede de energia já instalada, as casas estão rachando. Está trincando tudo de novo. Um serviço mal feito”, relatou o trabalhador.
Ainda segundo a denúncia, existem outros casos em que as casas já estão prontas, mas estão tomadas por cupins. Ele afirmou que a Caixa Econômica já vistoriou e detectou a irregularidade, mas a construtora seguiu com a obra, escondendo a imperfeição.
“Os fiscais da Caixa vieram fiscalizar aqui e reprovaram as casas que têm o madeiramento do forro de madeira, mandou tirar e colocar de ferro devido aos cupins. A empresa não estava fazendo a troca da madeira pelos ferros. As casas que estavam prontas, eles só mandaram forrar com a madeira mesmo. A caixa tinha reprovado isso”, denunciou o morador.
O projeto de construção do Residencial Carvalho I, II e III, em Barra do Garças, envolve investimento de mais de R$ 112 milhões do Governo Federal, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Outro lado
O entrou em contato por ligação com a construtora ServMix, mas ninguém atendeu as ligações. Já a assessoria da Prefeitura informou ao , o contato do engenheiro Lúcio Carvalho, responsável pela obra, para responder sobre a denúncia.
Segundo a assessoria, a Prefeitura é parceira da obra por ajudar na retomada, que recebeu investimento do Governo do Estado também. Lúcio Carvalho não respondeu o contato até o fechamento da matéria.
O espaço segue aberto para manifestação.
O que diz a Caixa Econômica
A Caixa Econômica informa que o Residencial Carvalho III, localizado em Barra do Garças (MT), foi contratado em novembro de 2013, inicialmente pela Construtora LARC, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida Faixa I – Recursos FAR, e teve suas obras retomadas pela construtora SERVMIX em abril de 2023. O banco destaca que a manutenção das condições de trabalho adequadas dentro do canteiro de obras é de responsabilidade da construtora. Entretanto, tendo em vista a presente denúncia, a empresa será notificada para manifestação e, se couber, providências de correção.
"O banco informa que mensalmente é realizada vistoria na obra com o objetivo de acompanhar a evolução física dos serviços. Os problemas construtivos decorrentes do longo período de paralisação e a sua resolução fazem parte do contrato de retomada da obra. A execução segue conforme previsto no cronograma pactuado."
Leia também: "Vamos administrar Cuiabá para toda a população" afirma Abilio Brunini
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).