“Se não houver nenhuma briga judicial, em 45 dias já iremos conhecer as novas empresas que irão operar nos próximos 20 a 30 anos em Cuiabá, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na manhã desta segunda-feira (27.05) sobre a licitação para o transporte coletivo da Capital.
A licitação foi aberta na sexta-feira (24). Segundo Pinheiro, pela legislação, o edital tem 45 dias na praça, até sua conclusão e homologação final.
“Estou preocupado com meu compromisso com a sociedade cuiabana, e esses compromissos estão sendo cumpridos todos um a um e serão cumpridos até o final do meu mandato, e a população cuiabana está percebendo”, contou.
Pinheiro garantiu que toda a expectativa é que a frota tenha ar condicionado, Wi-Fi, carregador de celular e câmeras de segurança.
“Serão ônibus 0 km de forma gradativa, começando com 18 a 20% da frota com ônibus 0 km, que corresponde de 72 a 75 veículos, no prazo de três a cinco anos, 100% da frota com ônibus com ar condicionado, e a idade média reduzida de quatro anos e meio, ou seja, mais novos, todos os ônibus até o último dia da minha gestão, toda a frota terá Wi-Fi, com carregador de celular, com três câmeras de segurança voltadas para dentro do veículo e uma câmera voltada para área externa”.
O gestor também cita uma integração entre as novas estações, e ônibus partindo de 4 em 4 minutos.
“Uma nova rede baseada nas estações que estamos construindo, será feita, no sentindo de integração numa determinada estação com todas as regiões da cidade, com ônibus saindo a cada 4 minutos. Por exemplo: Estação Alencastro, Ipiranga e as outras que estamos construindo. Haverá também um sistema de contagem de bilhetagem eletrônica, com sistema dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), para acompanhamento diário de todo embarque e desembarque”.
Questionado se com as mudanças, haverá aumento da tarifa, o gestor enfatiza que não haverá.
“Já trabalhamos com preço de R$ 4,10. Houve a mudança de R$ 3,85, que está em discussão ainda, nós não podemos esperar mais, houve até um atraso do edital por conta disso. Então, fizemos um sistema intermediário, agora daqui para frente vai depender da economia nacional e dos insumos que afetam uma tabela tarifária.
E acrescenta: “Mas nosso objetivo é fazer mais com menos, com atual tarifa, melhorar e humanizar o sistema garantindo os avanços na qualidade total dos usuários”.
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