Com 21 metros de comprimento e com capacidade de transportar 152 passageiros em uma única viagem, com ar-condicionado, Wi-fi, carregador de celular, tomada USB, dois ônibus articulados começam a circular nesta terça-feira (01.01), em Cuiabá. Os dois primeiros ônibus são da empresa Pantanal Transportes e farão a linha 313 que atende os bairros CPA 1 e 3, Morada do Ouro, as avenidas do CPA e Beira Rio até as proximidades da Unic. Ao todo serão entregues quatro veículos articulados.
Os outros dois ônibus que começam a rodar no final de janeiro são das empresas Integração Transportes e Expresso NS respectivamente e irão atender as regiões do Parque Cuiabá (passando pelo Parque Atalaia, Cohab São Gonçalo, Centro) e o Pedra 90 que fará o trajeto pela avenida Fernando Côrrea da Costa até o Centro. Com a implantação deste modelo, serão retirados de circulação os outros ônibus, uma vez que os novos veículos deverão suprir as necessidades.
“É um sistema eficiente, moderno e humanizado que estamos implantando em nosso transporte coletivo. O meu compromisso com a polução cuiabana é avançar e inovar dando mais respeito e dignidade aos usuários do sistema”, afirmou o prefeito.
De acordo com o diretor da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta, os modelos mais modernos de veículos, irão contribuir positivamente com a proposta de melhorar a frota do transporte público de Cuiabá. “É um ônibus que tem uma capacidade de carregamento muito maior e com isso será possível, nos horários de pico, dar uma agilidade maior para levar os passageiros até o centro”, explica.
Os ônibus articulados possuem a tecnologia Euro5 - que é a última tecnologia disponível de motores para os veículos no Brasil com uma emissão de poluentes inferior dos ônibus tradicionais, adotada no Brasil desde 2012. Eles dispõem de câmbio automático e suspensão a ar, que garantirão mais segurança para os passageiros durante embarque e desembarque.
Segundo Caixeta os articulados possuem o chassi da marca Volvo, considerado o chassi rodoviário mais seguro do mercado brasileiro, projetado com tecnologia de ponta e ideal para transportes de médias e longas distâncias, em que economia e conforto são essenciais. Já as carroceria são da marca Mascarello. “O veículo maior que o convencional demanda maior cuidado, mas com relação às curvaturas não haverá nenhum tipo de problema já que o sistema de articulação é justamente para permitir que o condutor faça as manobras em um raio de giro da mesma maneira que um ônibus convencional”, explicou o diretor. (Com Sicom).
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