Na manhã desta sexta-feira (14.04), a Subseção de Várzea Grande da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/VG), promoveu um café da manhã e uma palestra com a temática: “Inclusão dos Autistas, diagnóstico e Plano de Ensino”.
O presidente da OAB/VG, Rodrigo Araújo, falou sobre o compromisso que a Ordem tem com as questões sociais, e ressaltou o objetivo da iniciativa em conscientizar a rede municipal de educação.
“A OAB Várzea Grande tem um compromisso com as questões sociais e visando colaborar com a conscientização acerca do autismo, realizou a 2ª edição de Capacitação e Reciclagem dos profissionais da Educação do município, trazendo palestrantes que atuam, que têm familiares, e que possuem um vasto conhecimento na área espectro autista. O objetivo da OAB/VG é conscientizar toda a rede municipal de Educação sobre a importância do conhecimento para que esses professores, educadores, possam receber esse aluno da forma correta e inclusiva”, destacou o presidente.
Além de diretores, coordenadores e professores, esteve presente no evento o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, secretário de Governo, Ismael Alves, as vereadoras de Várzea Grande e Cuiabá, Rosy Prado (União) e Maysa Leão (Republicanos), respectivamente.
Em entrevista a reportagem do VGN, o secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis destacou a importância da iniciativa da OAB/VG em abordar esse tema tão necessário dentro da sociedade.
“A OAB convidou a Secretaria de Educação para participar desse encontro sobre o autismo, nós trouxemos nossos diretores, coordenadores, profissionais que trabalham com essas crianças e aqui nessa palestra eles vão aprender um pouco mais. Pois, cada dia a gente aprende o tratamento que temos de ter com as nossas crianças que têm algum grau de dificuldade ou deficiência. Então é muito louvável essa iniciativa da OAB e dos parceiros como a própria Secretaria, a equoterapia, Centro de Apoio e Inclusão João Ribeiro, que pensam realmente na inclusão, e a inclusão é realmente trazer essas crianças, ter acompanhamento, é realmente ver o resultado”, disse o Silvio.
A vereadora Rosy Prado parabenizou a equipe da OAB/VG pela iniciativa e explicou a lei de sua autoria que leva a inclusão de autistas dentro dos cinemas.
“Quero primeiramente parabenizar o dr. Rodrigo, nosso presidente aqui em Várzea Grande, em nome dele quero parabenizar todos da OAB/VG, essa é uma iniciativa muito importante e quero dizer que a vereadora Rosy está de mãos dadas, não só com a OAB, mas com toda a sociedade várzea-grandense, nessa causa importante, muito nobre, a qual é falarmos e aprendermos sobre os nossos autistas. Tem até uma lei de nossa autoria que traz a inclusão, a nossa lei é a 4.936/2022, onde uma vez por mês, sendo a última sexta-feira do mês, acontece uma sessão de cinema no Shopping de Várzea Grande para os nossos autistas", afirma a vereadora.
A vereadora Maysa Leão foi uma das palestrantes convidadas, ela é mãe de autista e acredita que essa iniciativa aproximará a população com as instituições escolares.
“Quero agradecer ao meu amigo Dr.Rodrigo por estar fazendo esse grande trabalho na OAB, acredito que a gente precisa aproximar a população com as instituições. Quando a gente pensa em OAB parece algo tão distante, algo pertencente aos advogados, mas, na verdade, o que seria dos advogados se não fossem as pessoas, os clientes, sem a defesa daquilo que a gente precisa carregar dentro do coração, que são os direitos pétreos. Hoje trazer diretores, professores, a comunidade escolar, que é a segunda família da OAB, junto com secretários, de uma vereadora, isso é colocar as entidades a serviço da população. Sem essa união, sem essa ponte, sem vocês aqui dentro, sem a oportunidade de levarmos conhecimento, levarmos a realidade, nós não vamos ajudar a sociedade”, citou.
Maysa reitera que sem a união do Estado, município, dos profissionais da educação seria impossível a inclusão dos autistas. “Nós que somos mães de autistas estamos sempre brigando, porque somos briguentas mesmo, a gente quer que as coisas funcionem. Mas, eu como filha de professora, como professora, sei o quanto é difícil coordenar uma sala, passar um ensino pedagógico e ainda assim conseguir aplicar a inclusão. Então seria impossível sem o município, sem o Estado, sem todos os envolvidos se não decidissem fazer essa inclusão tão necessária, porque um professor sozinho não faz milagre”.
Ela cita também o momento de insegurança que a sociedade está passando em decorrências das ameaças de ataques nas escolas.
“Estamos vivendo um momento de insegurança, um momento sensível dentro das nossas escolas, onde falamos de insegurança, onde temos medo de ir à escola, quantos pais essa semana tiveram medo de mandar seu filho a escola. Esse momento que estamos vivendo é um momento da realidade, da tomada de responsabilidade, da decisão de incluir e que muitas vezes só depende de uma reunião como essa, de sentarmos aqui nessa manhã para ouvirmos especialistas nessa área para nos ajudar a compreender”, finaliza.
A vereadora aproveitou para elogiar o secretário de Educação, Silvio Fidelis, pela proximidade dele com os servidores da educação.
“Fico muito feliz em ver o secretário de Educação, que tem uma intimidade, uma proximidade com os diretores, coordenadores e professores. Acompanho seu trabalho e te parabenizo, porque muitas vezes o secretário fica na Secretaria, longe, inacessível e só quem está dentro da sala de aula sabe o que é a realidade”.
Leia mais - Secretário de Educação informa medidas para garantir segurança nas escolas de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).