As duas Estações de Tratamento de Água – ETAs, lançadas dia 16 de maio pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) e o governador Mauro Mendes (União), já têm data para serem licitadas - dias 08 e 14 de junho.
A primeira a ser licitada será da região do bairro 7 de Maio, com capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção é de até oito meses. A segunda a ser licitada, dia 14 de junho, será a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol. Terá capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção dela é de até 11 meses.
A expectativa é que a ETA Barra do Pari atenda 140 mil pessoas, após sua conclusão. Já a ETA que será construída no bairro 7 de Maio terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas.
Uma novidade serão os projetos elétricos das ETAs, que foram concebidos para otimização do consumo de energia, sendo elas equipadas com inversores de frequência para acionamento e regulação da vazão de captação. As duas unidades também captarão água bruta do Rio Cuiabá assim como as ETAs antigas em operação, ou seja, de uma fonte que tem o risco muito improvável de secar.
As duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei inaugurada em dezembro de 2021, produzirão juntas 60 milhões de água por dia ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Conforme o município, “água suficiente para atender cada um dos moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água de qualidade”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).