22 de Janeiro de 2025
22 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 10:31 - A | A

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 10h:31 - A | A

herança de emanuel

Nova secretária de Educação diz não ter estrutura para atender todas as crianças em Cuiabá

A gestão municipal buscará parcerias para garantir atendimento durante o ano letivo

Arielly Barth & Lucione Nazareth/VGN

Cerca de 4 mil crianças estão sem vagas em creches na Capital. A informação foi divulgada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) durante uma coletiva com jornalistas nesta terça-feira (21.01), após a posse dos novos diretores, coordenadores e secretários das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A secretária municipal de Educação, Solange Dias, explicou que haverá um déficit de vagas para crianças de 0 a 4 anos na rede municipal de ensino. “Nós estamos fazendo um estudo de como atender essas crianças que não eram atendidas, e nós não temos, recebemos estrutura para atendê-las”, destacou a gestora”, destacou a gestora.

Um levantamento realizado em 2024 pelo Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), revelou que cerca de 12 mil crianças estavam à espera de vagas em creches públicas no estado.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) apontou que a falta de vagas em creches está ligada à política de redimensionamento implementada pelo Decreto nº 723/2020 (MT), que transferiu parte dos alunos do ensino fundamental do Estado para os municípios. Segundo o sindicato, os municípios, por serem entes de menor capacidade financeira, enfrentam dificuldades, o que reflete no atendimento à Educação Infantil.

O prefeito afirmou que a gestão municipal buscará parcerias para garantir o atendimento dessas crianças durante o ano letivo.

“A gente vai buscar uma parceria durante o ano para construir isso com a iniciativa privada, observado um processo para disponibilizar vagas na rede privada também, só que neste momento a gente ainda não tem. Nós temos um caixa para equilibrar e as coisas da administração da educação também fazem parte”, frisou Abilio.

Leia também - Abilio quer fazer parceria com rede privada para aumentar vagas em creches de Cuiabá

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760