A nova reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Aparecida Souza e Silva, tomou posse nessa quinta-feira (17.10), apontando que pretende fazer uma gestão focada em desenvolver relações fortes com pró-funcionários, servidores, parlamentares, ministros e com o Governo Federal.
Marluce Aparecida defendeu a necessidade da abertura de concurso para contratar servidores, investimento na estrutura da universidade que é antiga, com mais de 50 anos, assim como a fim de recuperar a dignidade dos estudantes e servidores da instituição.
“A universidade está completando 54 anos. Ela tem uma estrutura muito antiga, com muitas deficiências nos seus prédios e também no corpo docente e no corpo técnico. Nós precisamos de vagas para a nossa universidade, precisamos de servidores técnicos, precisamos de laboratório e precisamos de assistência estudantil para os nossos jovens trabalhadores, porque senão eles vão embora. Nós temos hoje uma evasão de 10 mil estudantes e não podemos permitir que isso continue acontecendo”, disse a reitora.
Ela ainda acrescentou: “A única forma de ingresso que valoriza os servidores, valoriza também as universidades e qualifica os nossos cursos é através de um concurso público”.
A nova reitora revelou que tem como um dos objetivos a entrega do campus da UFMT em Várzea Grande, o qual ela prevê que deve ser inaugurado em 2027. Conforme a professora, para a conclusão da obra, que está em andamento há 11 anos, são necessários R$ 40 milhões.
Ela ainda falou sobre a possibilidade de a UFMT fazer parceria com a China – Marluce tem uma viagem marcada para o próximo dia 06 de novembro para o país asiático. “Mas é importante que a gente saiba que a China tem um interesse muito efetivo em relação aos nossos cursos, às nossas pesquisas e ao modo como a gente tem conduzido o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade”.
Investimentos na Universidade
O ministro de Relações Institucionais do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Alexandre Padilha, participou da cerimônia de posse da UFMT. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso do Governo com as universidades federais e prometeu destinação de recursos à Universidade Mato Grosso por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Padilha destacou que, neste momento, a prioridade é inaugurar o Novo Hospital Universitário Júlio Müller. “A prioridade é entregar ainda em 2024 o Novo Hospital Universitário. Um local com espaço moderno e que está sendo construído com recursos do Governo Federal”.
O ministro ainda prometeu: “Estou sabendo agora da demanda de R$ 40 milhões para conclusão das obras do campus da UFMT em Várzea Grande. Vamos trabalhar para colocar no orçamento do ano que vem este valor a ser destinado à universidade”, finalizou.
Leia Também - Ministro de Lula critica Abilio e defende Lúdio: "tem as melhores propostas"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).