Após a prisão de três albergados, acusados de tráfico, e da autuação de mais seis que portavam entorpecentes, no último final de semana, alguns integrantes do grupo Narcóticos Anônimos, fizeram uma visita à Casa do Albergado de Várzea Grande. O encontro foi realizado na quarta-feira (18.07) e o objetivo era falar aos albergados sobre os doze passos do programa de recuperação do dependente.
O convite foi feito pela REPARE - Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso, uma organização não governamental que tem por objetivo chamar atenção da sociedade civil para a questão prisional.
Depois desta reunião dos Narcóticos Anônimos, os albergados pediram para que o grupo também viesse a fazer parte da rotina da casa, pois muitos deles admitiram ter problemas com drogas.
Sob a presidência do Dr. Marcos Rondon Silva, segundo subdefensor público-geral de Mato Grosso, a REPARE implantou, desde o mês de março, um projeto junto à unidade, cujo propósito é levar informações instrutivas aos que cumprem pena naquele estabelecimento.
Segundo a diretora da Casa do Albergado, Gisele da Silva Araújo, o grupo Alcoólicos Anônimos já se instalou nas dependências da unidade, realizando reuniões a cada 15 dias, suscitando o interesse dos albergados.
Conforme a defensora pública Tânia Regina de Matos, que atua junto a vara de execução penal da comarca de Várzea Grande, o lamentável episódio envolvendo nove albergados resultou na regressão de regime de todos eles.
Os que foram flagrados com pequena quantidade de entorpecentes poderão progredir de regime novamente após cumprir um sexto da pena, mas aqueles que foram acusados de tráfico responderão pela prática de novo crime. Se forem condenados terão que cumprir mais dois quintos da pena, que será somada ao restante da outra que já vinha sendo cumprida.
Narcóticos Anônimos - A irmandade mundial Narcóticos Anônimos – NA, sem fins lucrativos, está em atividade em mais de 130 países, onde as pessoas se reúnem para praticar um programa de total abstinência de todas as drogas.
Levar a mensagem ao adicto (dependente) que ainda sofre é o primordial propósito da entidade. Unidos por um problema comum: a adicção, os frequentadores conseguem manter a doença controlada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).