O governador Mauro Mendes (DEM) reabre nesta terça-feira (29.07) a Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá, e garante que na próxima segunda (29), 80% dos serviços estarão funcionando.
“Inauguramos hoje, e na segunda já teremos 80% dos serviços funcionando normalmente. Nós conseguimos nesse período, mesmo em obra, contratamos os profissionais, fizemos licitação de praticamente 40 contratados terceirizados que vão prestar serviço nesse hospital”.
E acrescenta: “A retaguarda com enfermeiros, técnicos, já foi contratado e passou por treinamento nesse período mesmo em obra. Era comum nós vermos aqui obra acontecendo, servidores andando treinando, fazendo todo o trabalho de integração”, contou Mendes.
Segundo ele, o governo do Estado deixou até o apresentador Luciano Huck com inveja da transformação feita, em alusão o quadro “Lar doce Lar”.
“Quando me trouxe esse problema da Santa Casa que já estava fechada há quase 60 dias, são de conhecimento público o que aconteceu com essa casa centenária. Não se encontrava solução e o Estado resolveu fazer a requisição administrativa do prédio, isso já foi amplamente discutido. Foi uma solução jurídica para preservar o interesse público e com isso conseguimos adiantar 30 meses de aluguel. Resolvemos também o problema dos servidores, o salário estava com seis meses de atraso, e desde então começamos uma grande transformação, que deixa o Luciano Huck com inveja do que fizemos nesse hospital”, ironizou.
E garante: “Só quem conheceu a Santa Casa antes sabe o que essa equipe conseguiu fazer nesses 60 dias nessa unidade”.
Questionado, Mendes garantiu que o hospital oferecerá todas as especialidades e serão 100% Sistema Único de Saúde (SUS). “Serão 100% reativadas, em alta complexidade, em média era 70% do Sistema Único de Saúde (SUS) e 30% privado, agora será 100% SUS, atenderá outras novas especialidades”.
Conforme o gestor, Cuiabá terá pela primeira vez um hospital Estadual de alta complexidade.
“Mato Grosso, em sua capital passa pela primeira vez ao longo da história a ter um hospital estadual de alta complexidade. Disse isso muitas vezes quando prefeito de Cuiabá que isso era uma disfunção do nosso sistema de saúde não termos na Capital um hospital de alta complexidade do governo do Estado. É um hospital Estadual que vai atender 100% do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).