Desde as 4 horas da manhã deste sábado (11.11), as pessoas já estavam na fila para conseguir senha para ser atendido por algum serviço oferecido no mutirão da Prefeitura de Várzea Grande, na EMEB Alino Ferreira de Magalhães, no bairro Alto da Boa Vista.
A expectativa do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), é que o mutirão atenda cerca de 5 mil pessoas. Idealizado pela primeira-dama do município, promotora de Justiça Kika Dorilêo, o evento é promovido pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, o GAAT, com apoio das Secretarias Municipais, entre elas, a Educação, para levar serviços essenciais à população mais distantes, ouvir o cidadão e levar entretetenimento às crianças e jovens.
De acordo com o prefeito, às 4 horas da manhã já tinha fila e a expectativa é que até as 16 horas, pelo menos 5 mil pessoas passem pelo evento. Segundo o prefeito, realizar o evento num sábado foi a maneira que a gestão encontrar para atrair um número maior de moradores, principalmente aqueles que trabalham durante a semana, e não conseguem agendar uma consulta médica, pois os horários não coincidem.
“O mutirão é para estarmos mais próximos da sociedade porque às vezes o cidadão precisa de um serviço, mas a Prefeitura, as Secretarias, as unidades de saúde estão distantes. Então, pesando na população, estamos levando os serviços até eles, nas áreas da saúde, educação, social, infraestrutura, DAE, serviços públicos, Univag, Energisa, entre outros serviços prestados pelo município e parceiros”, declarou Kalil.
O prefeito reforçou ainda, que a partir do próximo ano, o mutirão da cidadania terá um calendário para que todos os bairros sejam contemplados. Além dos serviços, a população também poderá contar com atrações como apresentações musicais da Banda Municipal, Coral Alino Ferreira, Coral Antônio Joaquim, Coral Salvelina Ferreira, danças da EMEB Eunice Cesar, teatro de fantoches da Guarda Municipal, e atividades de recreação infantil.
O conversou com a moradora Edna Vicente Magalhães, e ela disse que foi procurar duas especialidades, um alergista e o Instituto Lions da Visão, consideradas, por ela, como “difíceis” de agendar pelo SUS e mais complicado ainda ser chamada.
Para Edna, a Prefeitura precisa fazer mais vezes ações como essa em diferentes bairros da cidade, pois existe uma parte da população que é bem carente e não consegue nem mesmo procurar esses serviços.
“Uma iniciativa ótima por parte da Prefeitura. Eu vim procurar exame de vista e um alergista, pois é difícil conseguir achar médico pelo nessas especialidades pelo SUS. Pagar particular é caro. Eu fico muito feliz de saber que esse tipo de evento traz resultados. Quero parabenizar o prefeito Kalil”, expressou a moradora Edna.
O evento realizado na EMEB Alino Ferreira de Magalhães, no bairro Alto da Boa Vista, conta com a parceria do Centro Universitário de Várzea Grande – Univag, Instituto Lions da Visão, Defensoria Pública, Justiça Eleitoral, entre outras instituições.
Leia mais - Mutirão da Cidadania em Várzea Grande oferece diversos serviços à população
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).