O ex-prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR) não investiu um centavo em saneamento básico em 2010. Foi o que mostrou, o estudo divulgado pela ONG Trata Brasil, com base nos dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento Básico (SNIS) do Ministério das Cidades na última quinta-feira (15.08).
Os estudos comprovam que Várzea Grande é o pior município do Centro-Oeste em saneamento básico. A cidade está ainda, entre os 10 municípios do Brasil com piores índices na coleta de esgoto e perdas de água potável.
A ONG avaliou os serviços de saneamento nos 100 maiores municípios do país, em ordem de melhor para pior. De acordo com o ranking, Várzea Grande é a 93° colocada, com nota de 2,13 em uma escala de 0 a 10. Já Cuiabá ficou com a 84° colocação, com nota de 3,14.
Apesar da maior disponibilidade de recursos pelo Governo Federal, Estados, municípios e iniciativa privada, o estudo aponta que a universalização do saneamento básico no Brasil ainda está distante.
O estudo comprova ainda, que a maior parte das cidades brasileiras precisa urgentemente acelerar seus esforços se quiserem universalizar o acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e redução das perdas de água na próxima década.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).