O município de Barão do Melgaço (121 km de Cuiabá) decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela seca. A forte estiagem no município representa risco de incêndio no Pantanal mato-grossense e também prejudica setor agropecuário da região.
A homologação da situação de emergência pelo Governo do Estado consta em edição do Diário Oficial de sexta-feira (28.06). O Decreto Municipal n° 48 da Prefeitura Municipal de Barão do Melgaço foi publicado em 12 de junho de 2024.
Leia mais sobre o assunto: Após governador chamar cidade de “miserável e paupérrima”, orla de R$ 12 milhões não atrai empresários
Segundo a publicação, o período de emergência em Barão do Melgaço será de 90 dias, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogada até completar 180 dias.
O decreto de situação de emergência permite ao município receber ajuda humanitária e, com a chancela da União, a Prefeitura poderá receber recursos para enfrentar a seca.
Contaminação de água
Em 2023, Barão do Melgaço também decretou situação de emergência por conta da contaminação da rede de água pelo esgoto da cidade. A medida foi prorrogada em janeiro de 2024. Um relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que a água que chega às escolas, creches e a própria sede da Prefeitura não é potável.
Leia também: Governo compra roda gigante de R$ 9 milhões de empresa chinesa que forneceu imagens da internet
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).