O prefeito de Colniza (1.064 km de Cuiabá), Jenilson de Aguiar Brandão, decretou situação de emergência no município devido a infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, chicungunha e Zika. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (11.12) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).
Segundo a Prefeitura Municipal, foram notificados até o momento, 250 casos de dengue, sendo 208 foram confirmados, e três gestantes com dengue positiva. Além de sinais de alarme de vários casos ainda em investigação.
Conforme relatório de avaliação social de desastre natural emitido na segunda-feira (09.12) pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), houve aumento dos mosquitos devido as fortes chuvas que afetaram o município na última sexta (06) e sábado (07).
Ainda segundo a publicação, fica autorizado, procedimentos necessários para o controle da doença e combate ao seu vetor. Como exemplo, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta a infestação e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações.
O decreto tem validade de 120 dias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).