26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 15:32 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 15h:32 - A | A

irregularidades

MPE denuncia Vivo devido a má qualidade de serviço de internet e telefonia oferecido

Sarah Mendes/VG Notícias

celular

 

A operadora de telefonia Vivo S/A foi denunciada, por meio de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), após moradores de Ipiranga do Norte (468 km de Cuiabá) realizarem um abaixo-assinado expondo queixas a respeito da qualidade dos serviços de telefonia móvel oferecido. 

As reclamações são acerca da “baixa velocidade disponibilizada, lentidão, interrupção de serviços, congestionamento de rede, deficiência na conexão de dados e no serviço 3G, na internet móvel, chamadas que não são completadas e/ou permanecem mudas durante as ligações de telefonia móvel, falta de portas para novas linhas telefônicas e ponto de internet, demora para atendimento de transferências solicitadas, dentre outros”, conforme consta da petição.

Após ser cobrada pelo MPE a tomar medidas para que o problema fosse resolvido a operadora alegou estar em conformidade com o que é determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Afirmou também que não houve qualquer intercorrência que prejudicasse a continuidade dos serviços no município.

Ainda, segundo MPE, após a Anatel fiscalizar esse serviço foi possível perceber uma atuação diferente da estabelecida na regulamentação.

De acordo com a petição, o MPE sugeriu que a Câmara dos Vereadores de Ipiranga do Norte realizasse uma reunião com os moradores, orientando esses a realizar a medição da qualidade do sinal. No entanto, ainda segundo o MPE, a verificação foi impedida devido a falta da prestação de serviço.

Posteriormente o MPE sugeriu novamente a verificação, contudo o prefeito do município encaminhou um ofício relatando que no dia 1º de julho de 2019 “ os telefones celulares ficaram “sem serviço” com rede indisponível, ocorrência essa que perdurou até na quarta-feira, 03 de Julho”.

Em 18 de setembro de 2019 o MPE realizou uma investigação no município a fim de medir a qualidade dos serviços de telefonia e internet, onde foi constatado que o sinal de internet não apresenta qualidade mínima para utilização. Ainda, segundo o MPE, a própria medição foi prejudicada devido à impossibilidade de constatar o servidor.

Por esse motivo, o Ministério Público pede em ação civil pública para que a justiça determina que a operadora forneça serviço de qualidade aos consumidores que utilizam seu serviço de telefonia e internet, em até 30 dias. Além disso, a operadora não poderá suspender o fornecimento desses serviços, a não ser em razões de ordem técnica, conforme pedido do MPE/MT. No caso de descumprimento da decisão, o MPE pede multa diária de R$ 10 mil.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760