26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 16 de Abril de 2019, 15:04 - A | A

Terça-feira, 16 de Abril de 2019, 15h:04 - A | A

Nota

MP contesta Prefeitura e diz que não recomendou cancelamento do Peixe Santo

Rojane Marta/VG Notícias

VG Notícias

Ministério Público

 

Ministério Público

O Ministério Público Estadual contestou informação divulgada pela Prefeitura de Cuiabá de que teria recomendado o cancelamento do projeto "Peixe Santo".

De acordo com a 6ª Promotoria de Justiça Cível, em nenhum momento foi recomendado a suspensão da 28ª edição do projeto, mas sim, foi exigido que fossem observadas todas as normas sanitárias sobre a procedência, a qualidade, o transporte a armazenamento do pescado comercializado à população.

Conforme a Promotoria, em 2018, “a administração municipal assumiu expressamente o compromisso de que adotaria as providências necessárias para corrigir as falhas sanitárias detectadas no comércio de pescado durante a Semana Santa, contudo, como essas garantias não foram apresentadas, o próprio gestor cancelou a realização do projeto”.

Ainda, explica que em 09 de março de 2018, durante audiência de autocomposição, na Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Cidadania e do Consumidor, o município apresentou ao Ministério Público um modelo de Termo de Responsabilidade para ser aplicado a partir de 2019. “No documento constava a obrigação dos produtores em comercializar pescado fresco em perfeito estado de consumo e provido de estabelecimento que possua registro de Inspeção Federal, Estadual ou municipal. Terminado o prazo, mais uma vez o município não ofereceu as garantias de que a obrigação será cumprida” cita o MPE.

No entanto, conforme o MPE, informações repassadas revelam que diversos produtores pretendem manter o hábito na venda do pescado sem o registro de inspeção obrigatório, prática esta que, segundo a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, não só contraria a legislação sanitária como também oferece risco à saúde da população.

O MPE afirma que na recomendação expedida ao município, foi recomendado à Diretoria de Vigilância em Saúde a formação de equipes técnicas, em número suficiente para acompanhar, inspecionar e fiscalizar todos os pontos autorizados para o comércio de pescado no período de vigência da 28ª Edição do Projeto Peixe Santo. Sendo que, entre os pontos a serem observados estão as condições higiênicos-sanitárias em todos os pontos de comércio e a exigência da apresentação do certificado de registro de inspeção do pescado comercializado.

“Recomendação enviada à Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico sugere que, em sendo constatada efetivo descumprimento da exigência legal, que seja avaliado a interrupção definitiva das próximas edições do Programa Peixe Santo. É inadmissível o gestor público subsidiar e manter um projeto que venha, direta ou indiretamente, colocar em risco a segurança alimentar da população”, sustentou o MPMT. Com informações MPE/MT.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760