11 de Janeiro de 2025
11 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 11:03 - A | A

Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 11h:03 - A | A

transtorno emocional

Motoristas de app continuam sendo alvos de assaltos, diz presidente do sindicato

Solange disse deve ser lançado nos próximos meses o botão do pânico sistema Alexia

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

A presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos e por Aplicativo de Mato Grosso (Sindmapp), Solange Menacho, afirmou em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (23.07), afirmou que os assaltos contra motoristas de aplicativo ainda veem ocorrendo de forma corriqueira em Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo ela, nem mesmo após as prisões dos criminosos envolvidos nos crimes de latrocínio contra três motoristas em abril deste ano, em Várzea Grande, a violência diminuiu.

"Graças a Deus não houveram mais mortes mas ainda dá medo, pois essas vítimas acabam sendo deixadas amarradas em meio a matagais, causando um transtorno emocional muito grande nos trabalhadores", afirmou Solange. 

Ela citou ainda o recurso do botão do pânico, uma luta desde 2022, e que já está sendo utilizado pelos motoristas há dois meses. Segundo Menacho, nessa fase de teste, 50 motoristas circularam com o botão que foi aprovado, e agora será aberto para novos motoristas.

O motorista de aplicativo interessado em adquirir o botão do pânico deve procurar a sede do sindicato, onde será realizado o cadastro.

Questionada como funciona esse botão, Solange explicou que é um aplicativo baixado no aparelho celular do motorista, e assim que o trabalhador se sentir acuado ou ameaçado, ele aciona o botão tocando na tela do celular.

Solange detalhou que após o botão ser acionado, em três segundos o pedido ajuda chega ao Centro Integrado de Operação e Segurança Pública (Ciosp), e a viatura mais próxima é acionada para atender a ocorrência.

A presidente do Sindampp explicou, ainda, que existem algumas normas, e que são passadas aos motoristas para que eles não venham a perder o botão, sendo que o trabalhador também só pode acionar em caso que ele tenha certeza que seja um assalto, ameaça, ou alguém transportando algo ilícito.

Para a presidente do sindicato, o botão do pânico vai minimizar a sensação de insegurança para motoristas, assim como reforçou que além desse recurso, deve ser lançado nos próximos meses o botão do pânico sistema Alexia.

Leia também - Servidora da Secretaria de Educação morre em VG

 

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760