Os motoristas e motoqueiros do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande não estão respeitando a Legislação de Trânsito Brasileira, conforme uma denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias na manhã desta quinta-feira (14.06).
De acordo com a denúncia, os motoqueiros chegam a formar um “corredor” de motos na calçada em frente ao DAE. A situação impede a passagem de pedestres e ainda facilita acidentes.
Já quem passa pelo cruzamento das ruas Castelo Branco e 25 de Dezembro, encontra veículos da empresa estacionados no local e prejudica o trânsito entre as duas vias.
Outro lado - O presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), João Carlos Hauer, informou que vai entrar em contato com o gerente comercial da empresa e os funcionários serão notificados a estacionarem os veículos fora do cruzamento da via.
Ele disse ainda que a empresa conta com um estacionamento específico para motos e todos os funcionários serão orientados a estacionar no local adequado.
“Ainda hoje todos os funcionários serão orientados a não estacionar as motos na calçada e os motoristas das caminhonetes vamos solicitar para que estacionem em local afastado do cruzamento”, disse.
Legislação - De acordo com o coordenador de Operações da Guarda Municipal, Ebelson Sebastião da Silva, os motoristas que estacionam sobre calçadas e cruzamentos infringem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 181 explica que os motoristas que estacionam sobre a faixa destinada à pedestres, podem perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O valor da multa é de R$ 127,69 e ainda o veículo pode ser sujeito à guincho.
Veja o que diz a lei do Código de Trânsito Brasileiro no item 545 em seu artigo 181:
545 - Estacionar veículo sobre a calçada ou faixa de pedestre.
Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Art. 181, inciso VIII Infração: Grave - 05 (cinco) pontos Penalidade: Multa - R$ 127,69 Medida administrativa: Remoção do veículo
O que diz a Lei:
Art. 181. Estacionar o veículo:
VIII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).